Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Missa Celebra os 50 anos de fundação de Lar em Araçoiaba da Serra




Com a presença do Padre Mizaél Donizeti Pogiolli, Assessor Espiritual da Família Vicentina no Brasil o Centro Vicentino Nossa Senhora das Dores de Araçoiaba da Serra celebrou com Santa Missa em Ação de Graças no ultimo dia 19 de Junho o seu Jubileu de Ouro por ocasião dos 50 anos de fundação.
A Santa Missa realizada na Capela São Vicente de Paulo anexo ao Lar reuniu os internos, ex Presidentes, Familiares de Ex-presidentes, Vicentinos e a Comunidade.
Durante a Celebração Eucarística o atual Presidente Confrade Eugenio Lima Santos agradeceu a presença de todos e representando a família do doador do terreno e primeiro Presidente Pedro Nolasco Vieira, seu bisneto José Carlos de Augusto Pupin relembrou a Bondade de sua pessoa em favor da Caridade, sobretudo aos mais idosos e desamparados que há cinquenta anos habitam o Lar.


Histórico
Criado no seio da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), o Centro Vicentino Nossa Senhora das Dores foi uma iniciativa da Conferência Vicentina Nossa Senhora das Dores de Araçoiaba da Serra, fundada em 10/07/1922. Nos anos 50 o Professor Público Pedro Nolasco Vieira doou uma Gleba de terras de 2.577,50 m² aos vicentinos da cidade onde foram construídas no local 07 sete casas de 03 cômodos cada, abrigando 08 senhoras idosas. Para o trabalho inicial a instituição contava com 02 funcionários e apoio incondicional dos Vicentinos da Cidade que percorriam os estabelecimentos comerciais para angariar fundos para manter o feito. O local recebeu o nome de Vila Imaculada Conceição constando a data de fundação de 25/06/1961, tendo como seu primeiro Presidente o doador do terreno. Após alguns anos de atividades achou-se a necessidade da demolição das Casas e a Construção de um novo pavilhão para oferecer maior conforto aos internos. Com a colaboração da Central Geral do Dízimo o sonho torna-se realidade e posteriormente fora construído a ala feminina com apoio das irmãs Beneditinas através de doações oriundas da Alemanha. A partir de 2006 a Obra teve mudança de nome no seu Estatuto Social passando a denominar-se “Centro Vicentino Nossa Senhora das Dores” em homenagem a Padroeira do Município. Atualmente o Lar conta com uma área construída de 668,77 m² atendendo 22 Idosos entre homens e mulheres, envolvendo 14 funcionários.


A sua primeira diretoria ficou assim constituída:
Presidente: Pedro Nolasco Vieira Vice Presidente: Pedro Domingues Vieira 1º Secretário: Antonio Rodrigues de Oliveira 2º Secretário: Antonio Berto 1º Tesoureiro: José Magnani


Ex. Presidentes:
1. Pedro Nolasco Vieira
2. Antonio Berto
3. Moacir da Rocha
4. Luiz Severino Filho
5. Máximo de Tati
6. Moacir da Rocha
7. Dirce Alves Borges Vieira
8. Nair Razera
9. Natálio dos Santos Filho
10. Eugenio Lima Santos

Creche São Vicente de Paulo promove Feijoada Beneficente

No próximo dia 17 de Julho (domingo), das 11:30 as 14h, a Creche São Vicente de Paulo de Votorantim promoverá, uma Feijoada Beneficente em prol de sua Manutenção. O valor do convite é de R$ 15,00 (quinze reais) e a Feijoada deverá ser retirada no Local.
Os Convites poderão ser adquiridos na Organização localizada à rua Augusto Jesuíno Bauch, nº 41 -Bairro Monte Alegre -Votorantim, de segunda à sexta-feira, das 07 às 17h.
Mais informações através do telefone: (15) 3243-5539

Festa da Caridade do Lar São Vicente de Paulo de Itapetininga



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dirigentes do Conselho Geral visitam Colômbia, Venezuela e Equador

Entre os dias 8 e 17 de julho de 2011, dirigentes do Conselho Geral Internacional (CGI) da SSVP estarão visitando três nações sul-americanas: Colômbia, Venezuela e Equador. Essas são visitas institucionais já agendadas e que fazem parte do trabalho de coordenação empreendido pela Vice-presidência Territorial Internacional América 3.
Entre 8 e 12 de julho, o consócio Júlio César Marques de Lima, Coordenador da Zona 2 (Zona Atlântica) da Vice-presidência Territorial América 3 estará em visita à Venezuela. Entre 9 e 14 de julho, os consócios Renato Lima (Vice-presidente Territorial) e Régulo Valenzuela (Coordenador da Zona 1 – Pacífica) estarão na Colômbia. E entre 15 e 17 de julho, Régulo prestigiará o 6º Encontro Nacional da SSVP do Equador, na cidade de Crucita.
A visita à Colômbia reveste-se de dupla importância, uma vez que será iniciado o processo de organização do 5º Encontro Ibero-americano da SSVP (Ibero 5), que se pretende promover em julho de 2012 na cidade de Medellín.
Em todas as visitas, haverá reunião dos dirigentes internacionais com os Conselhos Nacionais, visitas a Conferências e Conselhos Particulares, visita a alguma obra vicentina (creche, lar de idoso ou centro comunitário), audiências com o clero, encontros com os ramos da Família Vicentina, bate-papos com jovens vicentinos, entrevistas à imprensa local e, acima de tudo, muitos contatos com os consócios e consócias.
Pedimos à comunidade vicentina internacional suas orações pelo êxito dessas visitas. Outras informações: renatolima1970@uol.com.br.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Estudante Vicentina ganha carro Zero na Festa Junina de Votorantim

A estudante do 1º ano do ensino médio, Letícia Bertolai Fernandes, 15 anos, moradora do bairro Vossoroca foi a ganhadora do segundo carro 0km sorteado na 96ª Festa Junina Beneficente. O sorteio aconteceu na última segunda-feira (20).

A ganhadora que também é voluntária dos Vicentinos, conta que foi todos os dias à festa e naquela noite em especial para participar do sorteio, quando na oportunidade depositou cinco cupons na urna.

Muito emocionada ele estava na presença da amiga quando ouviu o anuncio do seu nome no recinto. Ela conta que sem acreditar correu direção ao palco. "Nunca imaginei ganhar um carro, vou ficar com ele", disse a adolescente.

Logo após se apresentar no palco tratou de ligar para a mãe e avós para dar a notícia. Na sequencia ele recebeu os cumprimentos do prefeito Carlos Augusto Pivetta e da presidente da Comissão Municipal de Assistência Social, Suzana Pivetta.

Letícia participa da Conferência de Crianças e Adolescentes Príncipe da Paz e na Festa Junina auxilia o atendimento da Barraca da Creche São Vicente de Paulo de Votorantim.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vicentina mártir decapitada durante a Revolução Francesa é beatificada

O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, presidiu neste domingo 19 de junho na localidade de Dax (França) a Missa de beatificação da religiosa vicentina Margarida Rutan, mártir decapitada durante a Revolução Francesa no dia 7 de abril de 1794.

Margarida nasceu no dia 23 de abril de 1736 em Metz em uma família numerosa. Aos 18 anos e graças também à educação na fé de seus pais, expressou seu desejo de ingressar na congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que logo pôde realizar aos 21 anos a pedido de seu pai já que era ela quem o ajudava em seu trabalho de arquiteto com o qual mantinha os seus 17 filhos.

Em 1757 iniciou sua formação em Paris, passou logo a Pau, Brest, Fontainebleau, Blangy-sur-Bresle, Troyes e finalmente a Dax aonde chegou aos 44 anos de idade em 1780. Ali como superiora se encarregou do hospital local o qual conseguiu converter em um modelo para seu tempo por sua inteira dedicação aos pacientes a quem tratava contemplando neles o Cristo sofredor.

Com a Revolução Francesa, em 1792 foi proibido o uso do hábito religioso. Em 1793 se constituiu em Dax um "comitê de vigilância" desta e outras disposições políticas. Em 1794 foi capturada e encarcerada em total isolamento, acusada de "aristocracia, fanatismo e superstição".

O postulador da causa da irmã Margarida Rutan, Luigi Mezzadri, escreve na edição para este domingo do jornal vaticano L’Osservatore Romano que "o processo foi uma farsa, a sentença foi de morte. Junto a ela foi condenado o sacerdote Giovanni Eutropio Lannelongue, de 60 anos", inocente assim como ela.

Mezzadri relata que no dia de sua morte, Margarida estava atada de costas ao Pe. Lannelongue. "Na praça se fez silêncio. Também os soldados estavam comovidos diante de sua atitude serena para enfrentar a morte. A um deixou um relógio, a outro um lenço bordado. Não baixou os olhos quando guilhotinaram o sacerdote. Aos que sugeriam que ela olhasse em outra direção dizia-lhes: ‘Como acham que vou ter medo de ver morrer um inocente?’"

"Só reagiu quando o carrasco quis descobrir o seu pescoço. ‘Detenha-se, um hombre nunca me tocou!’, disse-lhe. Para muitos condenados os últimos passos foram os mais difíceis de dar (…) Ela caminhou firme, colocou-se no patíbulo e rezou".

"Quando a guilhotina desceu –conclui Mezzadri– pareceu que um gemido sacudia a terra. Era um gemido de oração. A atualidade de sua mensagem está em ter antecipado com sua vida as palavras de João Paulo II: ‘Não tenhais medo!’".

Livro: A mística da visita aos Pobres


"Ao iniciar a leitura desta obra, certamente você irá identificar a segunte mística: homens e mulheres de todos os tempos são convidados a estarem disponíveis ao serviço, a exemplo de Maria. É Deus misericordioso que continua a realizar a “visita” aos Pobres, através de cada um de nós. Sempre é oportuno lembrar que o caminho para a santidade passa por uma estrada de difícil evolução. Um caminho com muitas armadilhas, dificuldades de todos os tamanhos.
Nessas páginas, o autor propõe algumas experiências à luz da espiritualidade de São Vicente de Paulo, capaz de nos ajudar a não esmorecer neste objetivo.
Avançar neste caminho exige uma radicalidade de atitudes em nossa vida. Assim, com crônicas organizadas sobre este tema, desfiamos uma agradável sequência de reflexões, que propõem mantermos atitudes coerentes diante das opções de vida que fizemos. Uma leitura muito agradável, rápida, porém, exigente, ao nos lembrar de compromissos: com Deus e com nosso irmão que sofre (que na espiritualidade vicentina é o próprio Deus). Não poderia finalizar esta breve apresentação sem enfatizar a importância do autor na vida de tantos brasileiros que comungam, com ele, a mesma Espiritualidade Vicentina. Amigo fiel, coerente e atencioso, entre tantas outras qualidades, emprestou muito de sua vida pela causa dos Pobres. Isso por si só dá a dimensão do peso de suas palavras entregues a nós através desta obra.
“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perde também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional”. Que esta obra seja fonte inspiradora em nosso caminho de santidade!".

Livro: A Mística da Visita aos Pobres
Autor: Carlos Henrique David - Kaike

Páginas: 72
Formato: 12,5 x18,5 cm
Coleção Vicentina - nº 38
Preço: R$ 8,00 (pedidos com acréscimo de 20% do valor para despesas operacionais).
Pedidos para:
Conselho Nacional do Brasil
E-mail: estoque@ssvpbrasil.org.br

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Creche SVP elege uma das Embaixadoras da Festa Junina 2011

Embaixadoras junto ao Prefeito Piveta

Bruna, primeira da esquerda para a direita a representante da Creche SVP

A estudante de Farmácia Bruna Luiza de Brito Venâncio dos Santos de 19 anos, representante da Creche São Vicente de Paulo de Votorantim foi uma das três escolhidas para Embaixadora da 96a Festa Junina de Votorantim. O evento aconteceu na noite do dia 07 de Junho no Teatro Francisco Beranger em Votorantim . As embaixadoras desenvolveram apresentações sobre a História da Festa Junina no Município e os trabalhos desenvolvidos pelas suas entidades. Elas irão participar ao longo de um ano das atividades desenvolvidas pelo poder público, relacionadas à cultura caipira.

Morre Wadih Helou, Benfeitor da Creche São Vicente de Paulo

O advogado Wadih Helou morreu, nesta terça-feira (7/6), em São Paulo, aos 89 anos. Formado pela Faculdade de Direito da USP, em 1955, Wadih Helou nasceu em Tatuí, em 15 de março de 1922. O advogado foi deputado estadual de 1979 e 1983, pela Arena; de 1983 a 1991, pelo PDS; de 1991 a 1995, pelo PTB; de 1995 e 1999, pelo PPR; e de 1999 a 2003, pelo PPB.

Helou foi segundo vice-presidente da Assembleia em 1975 e 1976. Fez parte das Comissões de Administração Pública e Judiciária, foi secretário estadual de Administração entre 1979 e 1982, durante o governo de Paulo Maluf. Obteve na sua eleição à Constituinte 28.060 votos, a maioria na capital.

Presidiu o Esporte Clube Corinthians Paulista entre 1961 e 1971. Durante a Constituinte, foi membro e relator da Comissão de Administração Pública e atuou nas comissões do Poder Judiciário e de Sistematização.
Helou foi um Benfeitor da Creche São Vicente de Paulo de Votorantim, foi dele o Projeto de lei que concedeu o Título de Utilidade Pública Estadual a Instituição no ano de 1988.
O deputado também foi responsável pela doação de um Opala para a Organização no ano de 1987. O carro ano 1985 foi resultado da renovação da Frota da Assembléia Legislativa daquele ano.

Ministério do Turismo concede certificado que reconhece Santuário como Ponto Turístico do Brasil

O Santuário Nacional recebeu oficialmente no último dia 2 de junho, certificado do Ministério do Turismo que confere ao maior templo mariano do mundo o título de ponto turístico o país.

Entre os benefícios, a chancela garante a captação de recursos através do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, com taxas mais baixas.

Com validade de 2 anos, o certificado foi entregue ao reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli, pelo secretário de Estado do Turismo Márcio França, durante um evento do governo estadual itinerante na cidade de São José dos Campos (SP).

Segundo o reitor, o reconhecimento é visto positivamente, já que o Santuário Nacional acolhe anualmente mais de 10 milhões de romeiros.

“Além de ser reconhecido como ponto turístico, o Santuário Nacional também será visto como empresa, como um fator social, já que gera trabalho e renda”, disse o reitor.

Com o reconhecimento, o Santuário Nacional passa a fazer parte do Cadastur, um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, realizado pelo Ministério do Turismo.

O Santuário emprega mais de 1.200 colaboradores de Aparecida e Vale do Paraíba.


Fonte: A12

terça-feira, 7 de junho de 2011

Votorantim escolhe Embaixadoras da Cultura Caipira nesta terça-feira (07)


A Escolha das Embaixadoras da Cultura Caipira será realizada nesta terça-feira (07) no auditório municipal "Francisco Beranger", a partir das 20 horas. O evento organizado pela Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, irá eleger as três jovens que mais conhecerem a história da cidade e da festa junina.

As vencedoras irão, durante o decorrer de um ano, participar de eventos relacionados à cultura do município, além de estarem presentes durante a 96ª Festa Junina Beneficente de Votorantim.

O concurso será dividido em duas etapas. Na primeira, a candidata irá apresentar aquilo que para ela é mais importante destacar sobre a história da festa e do município, além da entidade que ela representa. Na segunda etapa, as jovens terão que justificar porque devem ser eleitas embaixadoras.

Este ano, as candidatas representam oito entidades: Associação Filantrópica, Rotary Club de Votorantim, Fraternidade Feminina de Votorantim, Creche São Vicente de Paulo, ADV – Associação dos Deficientes de Votorantim, Casa de Belém, Pró-Mulher e Lions Clube.

O auditório municipal fica na avenida vereador Newton Vieira Soares, s/n – centro, próximo ao terminal de ônibus. Mais informações pelo telefone (15)3243-1191.

Prefeitura de Votorantim – Secretaria de Comunicação (SECOM)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Encontro Nacional da Juventude Vicentina



As lideranças juvenis da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) se reuniram no último final de semana, em Uberaba (MG), em um encontro nacional para discutir formas de evangelizar os jovens a partir do carisma vicentino.
Os jovens elaboraram propostas de evangelização da juventude e assistência das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
A partir do método ‘ver, julgar e agir’, os formadores da juventude vicentina defenderam a importância da observação, análise crítica de determinados problemas e a tomada de uma atitude ética pela solução.
Também participaram do evento as religiosas Fátima Rodrigues Gonçalves e Terezinha Moreira Silva e o padre Alexandre Nahass Franco, assessor espiritual do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP).
Um importante momento do encontro foi quando os participantes relembraram que a SSVP foi fundada na França por um grupo de jovens.
Os organizadores distribuíram máscaras com a imagem do fundador da sociedade, Frederico Ozanam.
Neste mês de junho, a juventude vicentina celebrará o ‘Mês Nacional do Recrutamento’. A proposta visa trazer novos jovens para a Sociedade de São Vicente de Paulo.

Presença de Crianças e Adolescentes é destaque em Dublin

A participação dos jovens préadolescentes e adolescentes nas conferências de São Vicente de Paulo foi tema da palestra de encerramento do primeiro dia de trabalhos na reunião anual da Sessão Permanente da Confederação Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo em Dublin, Irlanda.

O confrade Júlio César Marques de Lima, Coordenador da Zona 2 da Vice-presidência Internacional América 3, fez a apresentação do tema “Conferências de Crianças e Adolescentes – Uma Esperança de Renovação para a SSVP”.
Iniciando por um resumo histórico da participação desses jovens nas antigas “Conferências de Aspirantes” e nas ”Conferências de Colégio” fundadas na França nos primeiros anos de existência da Sociedade, foram apresentados os principais pontos do modelo de funcionamento dessas conferências na América do Sul, baseado na experiência exitosa do Brasil, onde existem atualmente cerca de 1000 conferências de crianças e adolescentes, com adolescentes e jovens na faixa etária de 8 aos 15 anos.
Também foram apresentados os resultados de uma pesquisa, realizada pelo cfd. Júlio com informações colhidas de vários países, sobre a participação de crianças e adolescentes nas conferências ao redor do mundo, ilustradas com fotos. Ao final, foi apresentado um vídeo de 6 minutos relatando as atividades desenvolvidas pela Conferência São Cirilo Alexandrino, da cidade de Belo Horizonte/Brasil.
Em seu pronunciamento ao final da apresentação do cfd. Júlio, o Presidente Geral Michael Thio ressaltou que o informe sobre as conferências de crianças e adolescentes e a participação desses jovens na Sociedade em muitas partes do mundo representam uma boa-nova para a SSVP, exortando os países a estruturarem essa iniciativa que traz para a Sociedade uma esperança de renovação.

Fonte: CGI

quarta-feira, 1 de junho de 2011

BEATIFICAÇÃO de Irmã Margarida Rutan, Filha da Caridade, 19 de junho de 2011



«À vida dos Santos, não pertence somente a sua biografia terrena, mas também o seu viver e agir em Deus depois da morte. Nos Santos, torna-se óbvio como quem caminha para Deus não se afasta dos homens, antes pelo contrário torna-se-lhes verdadeiramente vizinho»(DeusCaritas est, 42).
Eis um pouco de sua vida:

Margarida Rutan nasceu em 23 de abril de 1736, em Metz, na Lorena; foi batizada no mesmo dia. Margarida é a 8ª de 15 filhos. Marie Forat, sua mãe, é profundamente cristã e seu pai, Charles Gaspard Rutan, trabalhador honesto e corajoso. Com eles, ela aprende a acolher a vida como um dom de Deus.
Seu pai ensina a filha matemática e desenho. Em breve, ela é capaz de assumir a contabilidade da empresa de seu pai. Margarida ajudará toda a sua família até a idade de 21 anos.
Habitada por convicções profundas, ela compreende que Jesus a chama; com Ele, ela busca orientar suas forças ao serviço dos pobres.
Em 1756, Ir. Margarida Rutan entrou na Companhia das Filhas da Caridade para estar perto daqueles que sofrem ou que a história marginaliza e exclui. Ela deseja servi-los. Seguindo o Cristo, ela deseja suscitar a vida e a caridade ao seu redor, encorajar uma dinâmica de caridade. Durante 20 anos, ela coloca a serviço dos pobres, tudo o que ela é e recebe sem cessar de Deus e dos outros, aonde quer que os superiores a enviem.
Em 1779, seus superiores lhe confiam o serviço de uma comunidade no hospital de Dax. Durante dez anos, Ir. Margarida e suas Irmãs mantêm uma relação simples e fraterna com toda a população da cidade que lhes manifesta consideração, respeito e admiração.
1789, um período turbulento começa: a Revolução. Ele perturbou profundamente o país e atingiu pessoalmente Ir. Margarida, fazendo-lhe conhecer o sofrimento e a morte (9 de abril de 1794). É sua fidelidade ao Cristo e a Igreja que conduz Ir. Margarida ao martírio. Com efeito, a vida de Ir. Margarida era profundamente ancorada na pessoa de Cristo e sua Palavra. Cada dia, na escuta da Palavra, ela fazia a experiência do amor de Deus que modelava seu ser em profundidade e a comprometia a servir como Ele.
A exemplo de Cristo, Servo dos seus irmãos, ajoelhado para lavar os pés, Ir. Margarida deu sua vida para servir os pobres, os doentes e construir a fraternidade com todos.
A exemplo de Cristo, Servo da vontade do Pai, Ir. Margarida orientou toda a sua vida em relação ao Evangelho, desejando somente uma coisa: realizar a vontade de Deus.
A exemplo de Cristo, Servo Sofredor, desprezado, perseguido, Ir. Margarida se abandonou totalmente em Deus. Durante a tormenta revolucionária, ela testemunhou seu amor ao extremo.

A Igreja, reconhecendo seu martírio, marcou a data da Beatificação de Irmã Margarida RUTAN para 19 de junho de 2011, em Dax, nas Landes, na França.

Bem-Aventurada Marta Wiecka, FC: Sinal de Unidade


30 de maio é o dia da festa da Bem-Aventurada Marta Wiecka. Quem foi esta jovem Filha da Caridade?
Ela nasceu em 12 de janeiro de 1874, em Nowy Wiec (norte da Polônia). Em 1892, entrou na Companhia das Filhas da Caridade, em Cracóvia. Ela valorizava muito sua vocação e servia os doentes com grande devoção, vendo Cristo neles. Trabalhou em hospitais em Lviv, Podhajce, Bochnia e, finalmente, em Sniatyn. Irmã Marta ajudou a todos, sem olhar sua religião ou nacionalidade. Ninguém em seu setor morreu sem ter recebido o sacramento da Reconciliação.
Durante uma epidemia de febre tifóide, foi dada a um jovem homem a perigosa tarefa de desinfetar o quarto de uma pessoa com tifo. Vendo o medo desse homem por ele e sua família, Irmã Marta se ofereceu para assumir o seu lugar. Ela contraiu a febre tifóide e morreu em 30 de maio de 1904, em Sniatyn.
Pessoas de todas as idades, nacionalidades e religiões vieram visitar seu túmulo. Eles vêm ainda hoje convencidos que Irmã Marta os ajudará em suas dificuldades e, frequemente, são recompensados por sua confiança em sua ajuda com uma resposta às suas orações.
Irmã Marta Wiecka foi beatificada em 24 de maio de 2008, em Lviv.

Tribunal de Contas aprova repasses realizados pela prefeitura de Votorantim ao Terceiro Setor em 2009

Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo julgou regulares os repasses públicos ao Terceiro Setor, conforme norma legal e objetos de convivência da Prefeitura de Votorantim no primeiro ano de mandato do prefeito Carlos Augusto Pivetta.

No ano de 2009 receberam os repasses da Prefeitura as seguintes entidades: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Votorantim(APAE); Associação dos Fissurados Lábio Palatais de Sorocaba e Região (Afissore); Associação Educacional e Profissionalizante Pérola; Associação Sorocabana de Árbitros (ASA); Associação Votorantinense de Amparo ao Menor (Avam); Casa de Belém; Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi; Creche São Vicente de Paulo; Guarda Mirim de Votorantim; Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação (Integrar), Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Votorantim, Lar Espírita Ivan Santos de Albuquerque e Sociedade Musical e Cultural de Votorantim. Um valor total de repasse de R$ 1.719.214,59.


Prefeitura de Votorantim - Secretaria de Comunicação (SECOM)

Consagração ao Sagrado Coração de Jesus deve ser feita na primeira reunião de junho



A partir de hoje (1º), na primeira reunião da Conferência, Conselhos, Obras Unidas e Unidades Auxiliares, os confrades e consócias brasileiros devem fazer o rito de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus, que acontece anualmente em junho.

A oração pode ser rezada durante todo o mês.
Para que os confrades e consócias acompanhem esta sugestão do Conselho Nacional do Brasil (CNB), o site SSVPBRASIL divulga na íntegra o Ato de Consagração, que também está disponível nas páginas 268 e 269 da Regra (edição 2007).


SAIBA MAIS


No dia 5 de fevereiro de 1872, a Sociedade de São Vicente de Paulo foi solenemente consagrada, na França, ao Sagrado Coração de Jesus. Todo ano é renovada esta consagração.

Ato de Consagração da Sociedade de São Vicente de Paulo ao Sagrado Coração de Jesus
Clementíssimo Jesus, que, por misericordioso desígnio, Vos dignastes abrir o Vosso dulcíssimo Coração aos homens, para os salvardes e enriquecerdes com inefáveis tesouros de amor que encerra, a Vossos pés vêm hoje os membros das Conferências de São Vicente de Paulo consagrar-se inteiramente a esse divino e amantíssimo coração.
Reconhecemos que este oceano infinito de Caridade é a origem e fonte de todas as graças e de todos os benefícios que a nossa Sociedade tem operado no mundo. E, querendo agora que tudo volte ao seu princípio, nós Vos consagramos, com pleníssima e irrevogável doação, as nossas pessoas com todas as faculdades e com todas as operações de sua atividade. Não só reconhecemos, acatamos e adoramos o Vosso supremo domínio e os inauferíveis direitos que tendes sobre os indivíduos e as nações, mas queremos viver para dilatar na terra o Vosso reinado de caridade, união e paz.
Por isso, Vos consagramos também as nossas famílias com todos os seus membros, os nossos trabalhos, obras, bens e empreendimentos.
Reinai em nossos corações com a Vossa graça, em nossas famílias com a Vossa paz e amor, e no seio da sociedade com a Vossa autoridade soberana e com a observância plena dos Vossos mandamentos.
Nós Vos consagramos, de modo especial, os Pobres que visitamos e constituem, para nós, outra família adotiva que Vós nos doastes.
Abençoai-os a eles, Senhor, dando-lhes resignação, fé, confiança e amor nos sofrimentos; e abençoai-nos, concedendo-nos entranhas de fraterna caridade para com eles. Para cumprir a Vossa lei e imitar o Vosso exemplo, não só procuraremos amá-los como a nós mesmos, mas veremos sempre neles, com os olhos da fé, a Vossa Adorável Pessoa, pois, num excesso de misericórdia, tomais como feito a Vós quanto por eles
fizermos.
Dedicamos e consagramos à Vossa Pessoa Divina e ao Vosso Sacratíssimo Coração à Sociedade de São Vicente de Paulo, com todos os seus Conselhos, todas as Conferências e todas as Obras Assistenciais.
Dignai-Vos, dulcíssimo Jesus, aceitar benigno esta nossa oblação e resolução e recebei-nos dentro do Vosso amantíssimo e Divino Coração, que será sempre a nossa perpétua morada, a fim de que, vivendo sempre em perfeita união convosco na terra, mereçamos, na hora do passamento, ouvir de Vossos lábios divinos: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí o reino que vos está preparado desde o princípio do mundo.

Fonte: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL