Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Juventude Marial Vicentina, 25 anos fazendo a história...


Muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência!

Coisa linda é ver o rosto das juventudes, dinamismo vivificante do Reino e da Igreja, proclamar em versos, melodias, cores e atitudes que a vida tem valor supremo e que é missão de todos cuidá-la, preservá-la, defendê-la. Este foi o testemunho do DNJ – Dia Nacional da Juventude - 2010: jovens de diversas expressões pastorais e culturais, reunidos para celebrar o sonho de Deus pulsante em suas vidas, resgatando a memória de 25 anos de história, e proclamando em alto e bom som, seu grito contra a realidade de violência que vitima tantos irmãos e irmãs. Iniciativa das Pastorais da Juventude em colaboração com o Setor Juventude da Arquidiocese, o DNJ foi proclamação de uma urgência: mais do que nunca, a juventude quer viver!
“A juventude quer viver!” – esse foi o grito que ecoou durante o dia 23/10 pelo centro de Curitiba. Iniciamos com uma concentração em frente à Catedral Basílica logo cedo; a Celebração Eucarística presidida por Dom Moacyr foi um momento ímpar do encontro. Alimentados pela Palavra e pela Eucaristia, saímos em missão pelas ruas do centro: abordagem missionária, rodas de viola, teatros ao ar livre, espaço da memória, abraços grátis, enfim, diversas expressões juvenis e uma finalidade comum de levantar a voz em favor da vida. Pela Via-Sacra dinamizada em 5 estações, fizemos memória da paixão de Cristo que continua acontecendo na vida de muitos jovens, vítimas de inúmeras formas de violência. Nosso foco, porém, não foi a morte, mas o mistério da ressurreição de Cristo que se renova na vida das juventudes que, unidas e reunidas, buscam construir um novo céu e uma nova terra. Rezamos, cantamos, celebramos, festejamos! Enquanto Família Vicentina, marcamos presença através dos três grupos da Juventude Marial de Curitiba - Abranches, Almirante Tamandaré e Mercês – e das Filhas da Caridade.
Deus nos fala pela boca de seus filhos mais jovens. Que Deus continue guiando nossos passos, despertando nossos corações e nossa ação para uma aproximação afetiva e efetiva das juventudes. Continuemos! É juntos que experimentamos a certeza do Reino de Deus presente entre nós! (cf Lc 17, 21b).

Irmã Raquel de Fátima Colet, FC