Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

O Brasil dos Padres Lazaristas


Os lazaristas estiveram no Pará, no Rio Grande do Norte, em Pernambuco, no Ceará. Chegaram ao Brasil por volta de 1850, e por aqui estabeleceram seus vínculos. A história, aliás, é tema do livro Em missão: Os padres da congregação da missão (lazaristas) do nordeste e norte do Brasil (ed. UFC), de Geraldo Frencken.

Depois do convite aceito, Geraldo passou cerca de quatro anos debruçado sobre documentos e publicações sobre a congregação em que atou até onze anos atrás, quando casou. “As pesquisas foram feitas em dois lugares fundamentais: os arquivo dos padres lazaristas que se encontra no Colégio São Vicente de Paulo e a documentação da congregação da missão na Holanda”. Geraldo voltou à terra natal por sete semanas, quando reuniu o maior número de documentos e publicações para posterior consulta, já em Fortaleza.

“Essa presença no Brasil foi marcada por algumas episódios específicos. O que muito marcou a cidade de Fortaleza foi a presença deles no Seminário da Prainha”, detalha o autor do livro. Aqui, os lazaristas eram responsáveis pela formação do clero do seminário a partir de 1864 – presença que durou até 1964. “O livro termina em 1980, porque algumas pessoas ainda estão entre nós. A gente não escreve história sobre pessoas vivas. É muito feio”.
O livro será lançado no dia 08 de Abril as 19h no Salão da Igreja de São Raimundo Nonato (Tv. Manoel Evaristo, entre Curuça e Senador Lemos), contato: 32774644.

Fontes: O POVO Online e Congregação da Missão de Fortaleza