Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Congresso realizado pelo DENOR do CM Jundiaí supera expectativas

Dr. Flaminio

Cfde. João Alves de Melo

Cfde. Claudio Stucchi




Aconteceu no dia 26 de novembro de 2011, no Centro Esportivo e Espiritual ‘Antonio Frederico Ozanam’, em Jundiaí/SP, o “3º CONGRESSO TÉCNICO DAS UNIDADES VICENTINAS”.
O evento que teve uma carga de 6h e foi transmitido ao vivo pela internet, tendo a participação de centenas de internautas de diversas partes do país. A transmissão foi coordenada pelo cfd. Denílson Cardoso de Sá, com o auxílio da sempre dedicada equipe do DECOM do CM Jundiaí.

O congresso, promovido pelo Conselho Metropolitano de Jundiaí da Sociedade de São Vicente de Paulo (presidido pelo cfd. Joaquim Antonio Calheiros) foi conduzido pelo cfd. Cláudio Stucchi, coordenador do DENOR do CM Jundiaí, que é advogado e consultor de instituições do Terceiro Setor. Participaram do concorrido evento 68 pessoas, dentre presidentes, diretores, conselheiros fiscais, administradores, gestores, gerentes, enfermeiras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, advogados e contadores.

Foram abordados temas importantíssimos para a gestão das Obras Unidas, tais como: “Formação Básica para membros do Conselho Fiscal”; “Gestão Documental preparada para as novas exigências legais e regulatórias”; “A importância da representatividade junto aos órgãos fiscalizadores” e Novas posturas da entidade diante de experiências recentes”. Cfd. Cláudio ainda demonstrou aos participantes diversos modelos institucionais (formulários, modelos de ofícios e planilhas), prontas para uso imediato nas entidades asilares.

O evento ainda contou com a presença do Coordenador Nacional do Departamento de Normatização e Orientação – DENOR do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo, cfd. João Alves de Melo. Marcou presença também o Vice-Presidente para a Região IV o cfd. Antonio Monteiro.

Destaque-se também a palestra proferida pelo Dr. Flamínio Silveira Amaral Júnior, promotor de justiça de Idosos da Comarca de Jundiaí. O ilustre promotor falou sobre “O acompanhamento do Ministério Público junto às entidades sem fins lucrativos”, ressaltando a importância de trabalhar em rede: “Vocês não podem estar sozinhos”, concluiu. Para finalizar o evento, ambos os palestrantes (Dr. Cláudio e Dr. Flamínio) responderam a diversos questionamentos dos participantes e dos internautas, enriquecendo de forma considerável o congresso.

Veja quais as 20 Unidades Vicentinas que estiveram representadas no evento: Assistência Vicentina Frederico Ozanam de Campinas; Assistência Vicentina Frederico Ozanam de Salto; Associação da Vila de São Vicente de Paulo de Itu; Casa da Criança São Vicente de Paulo de Itapetininga; Cemitério Parque dos Ipês de Jundiaí; Centro Vicentino Nossa Senhora das Dores de Araçoiaba da Serra; Cidade Vicentina Frederico Ozanam de Jundiaí; Conselho Central de Campinas da SSVP; Conselho Central de Itapetininga da SSVP; Conselho Central de Jundiaí da SSVP; Conselho Central de Sorocaba da SSVP; Conselho Central de Votorantim da SSVP; Conselho Metropolitano de Jundiaí da SSVP; Creche São Vicente de Paulo de Votorantim; Lar São Vicente de Paulo de Buri; Lar São Vicente de Paulo de Itapetininga; Lar São Vicente de Paulo de Mairiporã; Lar São Vicente de Paulo de Piedade; Lar São Vicente de Paulo de São Miguel Arcanjo e Lar São Vicente de Paulo de Sorocaba.

Elaine Cristina Oliveira Cardoso de Sá
Fotos: Silvio Cardoso de Oliveira