Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Saiba o porquê dos vicentinos promoverem a 'Missa das Cinco Intenções'

Todos os anos, geralmente no aniversário da Conferência, os vicentinos mandam que se celebre a 'Missa das Cinco Intenções', que são elas: a) dos falecidos da SSVP; b) da Santa Igreja Católica; c) do Santo Padre, o Papa; d) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP); e) do Brasil.

A prática de promover a 'Missa das Cinco Intenções' é antiga. Ela foi iniciada em 1870, na França, conta o terceiro vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), confrade Hélio Pinheiro. "Em 1870, as tropas italianas ocuparam os Estados Pontifícios e proclamaram a Terceira República, depondo Napoleão III e promovendo um estado de calamidade na França , o que levou um Presidente de Conferência , no centro do país, a obter de seu Bispo para que fosse celebrada diariamente uma Missa com quatro intenções: a) A Igreja; b) O Papa; c) A França ; d) A Sociedade de São Vicente de Paulo. O objetivo era alcançar de Deus uma solução para aquele conflito". Logo, este procedimento foi adotado por outros países, com frequência anual. No Brasil, além de rezar pela pátria local, a Missa ganhou mais uma intenção, que foi a de relembrar os falecidos vicentinos.

ORIENTAÇÕES

O confrade Hélio Pinheiro orienta que para a celebração da 'Missa das Cinco Intenções' sejam feitas as seguintes considerações:

a) Programar com antecedência, junto ao celebrante, objetivando uma divulgação das atividades da Conferência e da SSVP durante a celebração. Havendo oportunidade, alguém da Conferência explicará às pessoas presentes à celebração, estes detalhes.

b) Convidar os benfeitores, subscritores e outras pessoas que ajudam a Conferência.

c)Caso a Conferência seja Agregada e de acordo com o celebrante, mostrar este documento aos participantes.

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL