Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CM Jundiaí transmite Encontro de Formação ao vivo pela internet

O Encontro promovido pelo Conselho Metropolitano de Jundiaí, entre os dias 26 e 28 de agosto, na Casa de Oração “Servos de Javé”, em Jundiaí, fez uso dos modernos meios de comunicação.
O evento foi transmitido ao vivo pela internet, em quase toda a programação, com participação de vicentinos por meio de videoconferência. Estavam presentes 205 pessoas, dentre elas, confrades e consócias de toda a área de atuação do CM Jundiaí.
Vicentinos também acompanharam o evento pela internet e interagiram por meio do chat (sala de bate papo) instalada no site: www.cmj.org.br, e ainda fizeram comentários ao vivo, a exemplo do confrade Ricardo Fonseca, Coordenador Nacional de Comunicação da SSVP, que elogiou a iniciativa do CM Jundiaí; confrade Marcelo Paulino de Melo, coordenador do DENOR CM João Pessoa/PB; consócia Eunice Carmo, coordenadora de comunicação CM Formiga, consócia Tatielle Oliveira, assessora de comunicação do CNB, confrade Luiz Alberto Botega, presidente do CM São Carlos e Valeria Olivatti, consócia do Conselho Central de Campinas.
O evento teve início na sexta-feira, com a recepção dos participantes. A Oração da Noite foi conduzida pelo padre Joelson Sotem, da Congregação da Missão, assessor espiritual do CM Pouso Alegre/MG. No sábado de manhã, padre Joelson conduziu um belíssimo Momento Marial. Depois, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, Bispo da Diocese de Itapetininga, presidiu a Santa Missa. Dom Gorgônio também proferiu a palestra, cujo tema foi: "Deus Presente nos Pobres". Dom Gorgônio, reconhecido incentivador do Movimento Vicentino, disse que: "As Conferências Vicentinas são o braço misericordioso da Igreja". Dom Gorgônio também fez diversas reflexões sobre o trabalho vicentino, ressaltando: "Precisamos fazer a Caridade com Qualidade, sendo que a Justiça deve andar sempre junta com a Caridade".
No sábado à tarde, jovens vicentinos de Jundiaí apresentaram uma peça teatral, aplaudida por todos. Depois foi a vez do padre Carlos Aparecido Marchesani, assessor espiritual do Conselho Central de Jundiaí, proferir a palestra "Ver com o Coração". Padre Carlos "provocou" também reflexões aos participantes sobre a questão da Ética Vicentina a ser praticada pelas lideranças.
No final da tarde, a palestra "Exemplos de Ozanam" foi ministrada pelo padre Paulo André Ceo Rosa, assessor espiritual do Conselho Metropolitano de Jundiaí e pároco da Paróquia Beato Frederico Ozanam, de Jundiaí. Padre Paulo André enfatizou a luta de Frederico Ozanam no campo social e político, como precursor da Doutrina Social da Igreja. Formado também em Psicologia, recentemente, padre Paulo André também apresentou nuances do relativismo ideológico que persegue de forma silenciosa a Igreja Católica, nos dias de hoje. Refletiu também sobre a necessidade dos vicentinos agir em defesa das famílias.
A última palestra do sábado foi proferida pelo padre Alexandre Nahass, assessor espiritual do Conselho Nacional do Brasil da SSVP, com o tema: "Face a Face com o Próximo". Padre Alexandre ressaltou que sem espiritualidade fortalecida e alimentada, o trabalho vicentino perde sua força e sua essência. Padre Alexandre, por sua experiência missionária, deu exemplos de vicentinos que viajam por vários dias, de barco, para participar de encontros e de reuniões vicentinas.
À noite, o grupo de jovens vicentinos de Jundiaí apresentou outra emocionante peça teatral, tendo como foco a figura de São Vicente de Paulo, motivando todos os vicentinos.
No domingo, padre Joelson conduziu a Oração da Manhã. Na sequência, o cfd. Denílson Cardoso de Sá, do CM Jundiaí apresentou o projeto "Comunhão Fraternal do CM Jundiaí com o CM João Pessoa". Utilizaram-se da palavra os confrades Beethoven, Presidente do CM João Pessoa e cfd. Raimundo de Brito, Presidente do CP de Mossoró/RN. Através dessa comunhão, o CM Jundiaí e o CC Jundiaí repassam auxílio financeiro ao CM João Pessoa, para que o cfd. Raimundo possa exercer sua função de missionário vicentino. Desde o ano passado, Raimundo já conseguiu reativar dezenas de Conferências espalhadas pelo Rio Grande do Norte. Algumas também foram criadas, com o apoio do Bispo de Mossoró e dos padres dessa região nordestina.
O CNB foi representado pelo cfd. Roberto Soares Bernardo, 1º tesoureiro. A csc. Ada, Presidente do CNB, enviou através do cfd. Roberto um fraternal abraço a todos os vicentinos da área do CM Jundiaí.
A última palestra foi conduzida pelo padre Joelson, com o tema: "Face a Face com Deus". Foi uma belíssima palestra, feita de forma dinânimca devido à encenação teatral apresentada pelo cfd. Marcos Zamana, representando o personagem bíblico Jó. A performance de Zamana emocionou a todos os presentes.
O encerramento teve a brilhante e alegre participação das crianças filhas de vicentinos, que fantasiadas de bichinhos, entraram no salão e foram até a frente para mostrar a faixa tema do encontro: "Mudar para Transformar", e ainda representaram as borboletas, que do casulo se transformaram em borboletas. Ao final, o cfd. Joaquim Antonio Calheiros, Presidente do CM Jundiaí agradeceu a todas as Equipes de Apoio que trabalharam de forma exemplar para o sucesso do evento. Na opinião da maioria dos participantes o encontro foi marcante pelo forte conteúdo espiritual e pelas mensagens apresentadas.



Com informações de Eliana de Sá -DECOM CM Jundiaí