Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Encontro Internacional da FV. Roma 2012

Este ano como já se torna tradição na FV, os Responsáveis pelos diferentes ramos se reuniram em Roma para estreitar laços e sobretudo para formarem-se. Neste ano a formação esteve centrada na figura do beato Federico Ozanam e na Doutrina Social da Igreja. Os delegados dos 13 Ramos estiveram presentes de 13 a 15 de janeiro, na Casa ” Maria Inmacolata” para viver momentos intensos de convivência e de formação. Nossa Associação esteve representada pelos Conselheiros: Ghislain Atemezing (Camarões) e Anh Thu (Vietnã).
As atividades do dia 13 começaram pela tarde, com uma dinâmica especial, na capela, onde cada ramo escreveu em um papel seu desejo para a FV em geral, e especialmente suas expectativas para os quatros dias do Encontro; seguida por uma apresentação dos ramos das delegações presentes. O Superior Geral convidou, especialmente para este ano, as Irmãs de SV de Zagreb e de SV de Paul e os Irmãos da Caridade e de DePaul International.
O segundo dia foi mais intenso, com uma magnífica conferência do Dr. Austin Fagan (SSVP – Irlanda), depois da oração da manhã. Este, de forma pedagógica, nos apresentou a espiritualidade e o carisma de Federico Ozanam, em seu contexto histórico. Veio-nos a mente a pergunta daqueles estudantes “O que está fazendo minha Igreja hoje?” Esta interrogação foi determinante na luta do Beato, que foi simplesmente “demonstrar suas crenças pelos argumentos da Caridade”, seguindo o espírito de São Vicente. Ozanam soube romper esquemas no entorno de intelectuais de sua época, para encontrar novos caminhos para servir a Cristo no pobre. Depois de um momento de compartilhar em pequenos grupos, tivemos as apresentações dos novos integrantes da FV. No período da tarde, o Pe. Mizael Donizeti, CM (Brasil) apresentou uma palestra cujo tema “A Doutrina Social da Igreja a partir do pensamento de Federico Ozanam“, na qual nos mostrou um Federico como um dos apóstolos com um espírito inovador, que soube ir ao povo para conhecer suas necessidades. O compromisso desse teve como base sua vida de fé, que estava baseada da caridade. O dialogo que se seguiu serviu para esclarecer que a caridade está além da justiça. Concluímos a jornada com a apresentação dos projetos da CM ante a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação); da AIC, com seu projeto de ensino no México; das FCs, com seu projeto de Mudança de Estruturas em Equador e do MISEVI com a apresentação de sua plataforma de formação on-line de missionários.
As atividades do domingo iniciaram depois da oração com a apresentação do projeto Zafèn e dos trabalhos da Comissão de Mudança de Estruturas, ministrado pelo Pe. Maloney, CM, onde nos foi informado que estão previstas três formações sobre a Mudança de Estruturas em Europa, uma delas se realizará em Itália, em outubro de 2012. Logo, o Pe. Joe Agostino, CM (novo responsável pelo projeto Zafèn de Haiti), nos apresentou o trabalho da Comissão de Formação de Líderes, que está desenvolvendo quatro módulos de formação (a herança vicentina, o líder como servente, o líder como profeta e o líder como um mentor). Espera-se um documento piloto em inglês para 2013. A jornada prosseguiu com as apresentações das Irmãs da Federação de Estrasbourgo na Índia, JMV e a SSVP.
Durante a missa de encerramento, o Pe. Gregory Gay, CM nos exortou, que a exemplo de Samuel, dediquemos tempo a escutar a voz de Jesus na oração, em sua Palavra, na Eucaristia, e nos acontecimentos diários de nossas vidas. Também, que a exemplo de Eli e João, busquemos sempre a Cristo nos pobres, para que nossas vidas sejam um vivo testemunho das palavras do salmo “Aqui estou, Senhor, para fazer tua vontade”.

Fonte- Juventude Marial Vicentina

Ghislain Atemezing / Anh Thu