Páginas

sábado, 31 de julho de 2010

LIVRO: FUNDAMENTOS BÁSICOS DA AIC-BRASIL - Associação Internacional de Caridades


Associação Internacional de Caridades
Falar da AIC - Associação Internacional de Caridades é descrever a mais antiga associação feminina da história do voluntariado. Com efeito, suas origens remontam ao ano de 1617, ano em que São Vicente de Paulo, em Châtillon-les-Dombes – França - reuniu, pela primeira vez, um grupo de senhoras e estruturou suas primeiras iniciativas de assistência às famílias pobres da paróquia. Estava formada uma Associação de mulheres. São Vicente de Paulo dizia às senhoras de Paris em 11 de julho de 1657: “Faz mais ou menos oitocentos anos que as mulheres não têm nenhuma função pública na Igreja; antes, houve as que se chamavam diaconisas... Desde a época de Carlos Magno, porém, por misteriosa disposição da Providência de Deus, essa prática se extinguiu, e as mulheres se viram privadas de qualquer função, nenhuma outra lhes cabendo desde então. E é aqui que a mesma Providência se volta hoje para as mulheres, para que supram ao que falta aos Pobres enfermos do hospital”.


A AIC – Associação Internacional de Caridades fundada na França por São Vicente de Paulo em 1617 tem no itinerário de seus trabalhos: 1. Honrar o amor de Nosso Senhor pelos Pobres, aprofundando a Espiritualidade Vicentina, formando-se e preparando-se seriamente para responder às suas queixas; 2. Assistir os Pobres material e espiritualmente, encorajando sua participação, a fim de que eles se envolvam ativamente em seu próprio desenvolvimento e no de sua comunidade, e que eles atinjam seu “empowerment” – empoderamento; 3. Defender os Direitos dos Pobres, com eles, tratando-os de igual para igual; 4. Ser solidária à causa das mulheres pobres, das que sofrem discriminação e maus-tratos; 5. Encorajar a corresponsabilidade, o trabalho em rede e as colaborações em todos os níveis; 6. Tomar consciência da necessidade de construir a paz, não somente individual mas também estrutural; 7. Mudar as estruturas através duma ação apostólica vivida nas ações políticas e sociais. Estas ações devem ser capazes de transformar tanto os corações quanto a sociedade.


AIC - Associação Internacional de Caridades é uma rede formada por 52 associações com mais de 200.000 mulheres voluntárias que está presente na África, América Latina, Ásia, Europa e USA. A Associação Internacional de Caridades com o tema “Contra as pobrezas, agir juntos”, se transforma em uma rede de projetos através do mundo. Deste modo, procura semear entre as mulheres a solidariedade que se exprime, concretamente, na participação ativa nas iniciativas de proteção comunitária, projetadas e executadas, de comum acordo, pelas Voluntárias e pelas mulheres das comunidades locais, mulheres que poderão ser, futuramente, Voluntárias de Caridades da Associação Internacional de Caridades, engajadas na autopromoção de sua comunidade.


A AIC - Associação Internacional de Caridades é integrada com a Família Vicentina. Este processo, fundamentalmente cristão e eclesial, este caminho, percorrido pela Associação Internacional de Caridades, unida com os padres da Congregação da Missão e com as Filhas da Caridade, que sempre apoiaram esta Associação desde o tempo de São Vicente de Paulo e, conjuntamente com todos os demais Ramos da Família Vicentina, continua realizando seu trabalho de serviço aos Pobres, conforme o carisma e a espiritualidade de São Vicente de Paulo.



Título: Fundamentos Básicos da AIC-Brasil - Associação Internacional de Caridades
Organizador: Mizaél Donizetti Poggioli
Coleção Vicentina Nº 35
Ano de publicação: 2010
Número de páginas: 176
Preço: R$ 10,00 mais despesas de Correio.