Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Missa Celebra os 50 anos de fundação de Lar em Araçoiaba da Serra




Com a presença do Padre Mizaél Donizeti Pogiolli, Assessor Espiritual da Família Vicentina no Brasil o Centro Vicentino Nossa Senhora das Dores de Araçoiaba da Serra celebrou com Santa Missa em Ação de Graças no ultimo dia 19 de Junho o seu Jubileu de Ouro por ocasião dos 50 anos de fundação.
A Santa Missa realizada na Capela São Vicente de Paulo anexo ao Lar reuniu os internos, ex Presidentes, Familiares de Ex-presidentes, Vicentinos e a Comunidade.
Durante a Celebração Eucarística o atual Presidente Confrade Eugenio Lima Santos agradeceu a presença de todos e representando a família do doador do terreno e primeiro Presidente Pedro Nolasco Vieira, seu bisneto José Carlos de Augusto Pupin relembrou a Bondade de sua pessoa em favor da Caridade, sobretudo aos mais idosos e desamparados que há cinquenta anos habitam o Lar.


Histórico
Criado no seio da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), o Centro Vicentino Nossa Senhora das Dores foi uma iniciativa da Conferência Vicentina Nossa Senhora das Dores de Araçoiaba da Serra, fundada em 10/07/1922. Nos anos 50 o Professor Público Pedro Nolasco Vieira doou uma Gleba de terras de 2.577,50 m² aos vicentinos da cidade onde foram construídas no local 07 sete casas de 03 cômodos cada, abrigando 08 senhoras idosas. Para o trabalho inicial a instituição contava com 02 funcionários e apoio incondicional dos Vicentinos da Cidade que percorriam os estabelecimentos comerciais para angariar fundos para manter o feito. O local recebeu o nome de Vila Imaculada Conceição constando a data de fundação de 25/06/1961, tendo como seu primeiro Presidente o doador do terreno. Após alguns anos de atividades achou-se a necessidade da demolição das Casas e a Construção de um novo pavilhão para oferecer maior conforto aos internos. Com a colaboração da Central Geral do Dízimo o sonho torna-se realidade e posteriormente fora construído a ala feminina com apoio das irmãs Beneditinas através de doações oriundas da Alemanha. A partir de 2006 a Obra teve mudança de nome no seu Estatuto Social passando a denominar-se “Centro Vicentino Nossa Senhora das Dores” em homenagem a Padroeira do Município. Atualmente o Lar conta com uma área construída de 668,77 m² atendendo 22 Idosos entre homens e mulheres, envolvendo 14 funcionários.


A sua primeira diretoria ficou assim constituída:
Presidente: Pedro Nolasco Vieira Vice Presidente: Pedro Domingues Vieira 1º Secretário: Antonio Rodrigues de Oliveira 2º Secretário: Antonio Berto 1º Tesoureiro: José Magnani


Ex. Presidentes:
1. Pedro Nolasco Vieira
2. Antonio Berto
3. Moacir da Rocha
4. Luiz Severino Filho
5. Máximo de Tati
6. Moacir da Rocha
7. Dirce Alves Borges Vieira
8. Nair Razera
9. Natálio dos Santos Filho
10. Eugenio Lima Santos