Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Presença de Crianças e Adolescentes é destaque em Dublin

A participação dos jovens préadolescentes e adolescentes nas conferências de São Vicente de Paulo foi tema da palestra de encerramento do primeiro dia de trabalhos na reunião anual da Sessão Permanente da Confederação Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo em Dublin, Irlanda.

O confrade Júlio César Marques de Lima, Coordenador da Zona 2 da Vice-presidência Internacional América 3, fez a apresentação do tema “Conferências de Crianças e Adolescentes – Uma Esperança de Renovação para a SSVP”.
Iniciando por um resumo histórico da participação desses jovens nas antigas “Conferências de Aspirantes” e nas ”Conferências de Colégio” fundadas na França nos primeiros anos de existência da Sociedade, foram apresentados os principais pontos do modelo de funcionamento dessas conferências na América do Sul, baseado na experiência exitosa do Brasil, onde existem atualmente cerca de 1000 conferências de crianças e adolescentes, com adolescentes e jovens na faixa etária de 8 aos 15 anos.
Também foram apresentados os resultados de uma pesquisa, realizada pelo cfd. Júlio com informações colhidas de vários países, sobre a participação de crianças e adolescentes nas conferências ao redor do mundo, ilustradas com fotos. Ao final, foi apresentado um vídeo de 6 minutos relatando as atividades desenvolvidas pela Conferência São Cirilo Alexandrino, da cidade de Belo Horizonte/Brasil.
Em seu pronunciamento ao final da apresentação do cfd. Júlio, o Presidente Geral Michael Thio ressaltou que o informe sobre as conferências de crianças e adolescentes e a participação desses jovens na Sociedade em muitas partes do mundo representam uma boa-nova para a SSVP, exortando os países a estruturarem essa iniciativa que traz para a Sociedade uma esperança de renovação.

Fonte: CGI