Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Reinaugurado o Asilo de São Luiz do Paraitinga


Envolta em neblina, com clima típico de uma manhã de verão, que se iniciou fresca em São Luiz do Paraitinga, a Vila São Vicente de Paulo foi entregue a seus moradores.

Com isso a “AMI São Luiz” encerrou suas atividades no asilo. Para comemorar em grande estilo, diga-se, do jeito luizense, organizou-se uma festa à moda da casa, com missa, banda de música e foguetório. A missa, rezada pelo pároco da cidade foi assistida por todos os idosos, pelas diretorias da “AMI São Luiz” e da Vila São Vicente de Paulo e inúmeros convidados.

Emocionada, e falando em nome da “AMI São Luiz”, a presidente da entidade destacou a importância da sobrevivência do asilo para São Luiz do Paraitinga. Esta casa, fundada em 1931 pelo Sr. Idalício dos Santos vem abrigando, através de décadas, luizenses que em idade avançada, por algum motivo, ficam desamparados. Ricos e pobres, eruditos e populares, os idosos da Vila não têm perfil definido, todos são acolhidos e atendidos com o mesmo carinho e atenção.

Também falou em nome da “AMI São Luiz”, o Promotor de Justiça, Dr. Antonio Carlos Ozório Nunes, membro do conselho fiscal da Associação; agradeceu àqueles que contribuíram para a reforma do asilo, indicando um a um os nomes dos apoiadores e ressaltando que sem eles não teria sido possível a realização de uma obra tão vultosa num curto espaço de tempo. Lembrou ainda, em sua exposição, a importância da união da sociedade civil na reconstrução de São Luiz do Paraitinga, enfatizando que a “volta dos idosos a sua terra, ao seu lugar, é significativa, pois encerra um período de sofrimento dessas pessoas já marcadamente expostas a adversidades”.

Representando a Vila São Vicente de Paulo, discursou sua presidente D. Cecília B. Meireles, que comovida agradeceu o apoio da “AMI São Luiz” na captação do dinheiro necessário para a reforma da Instituição e também no acompanhamento de toda a obra. Reconheceu ainda a ajuda dos luizenses que, vivendo um período difícil, com parcos recursos, não deixaram de doar mensalmente sua contribuição ao asilo.

Em seguida aos agradecimentos, a Corporação Musical “Santa Cecília” fez o show. Sob um céu de brigadeiro e durante quase 40 minutos os conhecidos dobrados da banda de música animaram a festa.

Para encerrar, uma farta distribuição de café com bolo e salgados.

A Vila São Vicente de Paulo é um símbolo de São Luiz do Paraitinga, pertence a seus cidadãos e a comunidade, daí a importância de se restabelecer seu funcionamento. Olhar o asilo semi destruído foi, sem dúvida, uma dor a mais no cotidiano do luizense durante o ano de 2010.

O local estava interditado por haver sido extremamente prejudicado pela enchente que devastou a cidade no início do ano passado. As águas do rio deixaram para fora apenas a simpática torre da Capelinha que abriga a imagem de São Vicente de Paulo.

Os idosos tiveram, pois, que ser transferidos para a cidade de Taubaté, a 45 km de São Luiz. Isso significou um distanciamento da família, da terra. Ainda que muito agradecidos às Casas Pias, que os acolheu com carinho, os velhinhos estranhavam o calor de Taubaté, escaldante para os padrões luizenses e tinham saudades dos pequenos hábitos como os passeios tranqüilos nas calçadas, o que ocasionava neles mudanças súbitas de saúde, para pior.

Estarrecida com a difícil situação dos idosos, a “AMI São Luiz” abraçou a causa do asilo e não imaginava o que encontraria pela frente. Devido a falta de manutenção do imóvel durante décadas, os danos causados pela enchente foram devastadores. As incontáveis dificuldades operacionais encontradas durante a reforma testavam diariamente o ânimo dos integrantes da Associação e também da diretoria da Vila Vicentina. Contudo, estes percalços mais que impor dificuldades serviram para fortalecer o ímpeto de todos em terminar a reforma do asilo e trazer de volta seus moradores.

Foi uma empreitada e tanto para uma Associação do porte da AMI. Assim que, reiteramos, a realização desta obra seria impossível não fosse a confiança depositada em nós por aqueles que fizeram as doações, seja em dinheiro, material, serviços. E, finalmente, não alcançaríamos nosso propósito sem a ajuda dos queridos e inestimáveis amigos de todas as horas. O poderoso, “não desanimem” ouvido deles em várias ocasiões fez a diferença.

A TODOS, NOSSO MUITO OBRIGADO.

Fonte: amisaoluiz.org.br