Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

Filhas da Caridade da Espanha recebem prêmio



14 de abril de 2011, Medalha de Aragão Extraordinária de Educação para a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo


O Governo de Aragão, a proposta da Educação, Cultura e Esportes Vereador, concedeu a Medalha de Aragão Extraordinária de Educação para a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.
Irmã Maria Soledad, Visitatrice da Província de Pamplona, ​​pronunciou estas palavras de agradecimento pelo prêmio:

"O que ouvimos e aprendemos de nossos pais, não vamos esconder de nossos filhos, vamos contar a próxima geração" (Sl 78).

Sinto uma grande emoção e alegria em expressar meu agradecimento ao Governo de Aragão, por ter concedido a Medalha de Aragão Extraordinária de Educação para a Companhia.

Esta medalha é um reconhecimento de 219 anos de presença educativa em Aragão. A primeira escola das Filhas da Caridade em Espanha foi fundada em Barbastro, no final de agosto de 1792. Era uma escola pequena com uma pequena equipe de educação das quatro irmãs, duas delas de Aragão: Irmã Manuela Lecina, nascido em Besians e Esperanza Irmã Blanc, de Barbastro.

A medalha significa também a apreciação de um projeto educacional que tem sido capaz de superar o teste do tempo. Este projeto está profundamente enraizada em valores que promovem e sustentam a dignidade das pessoas, favorece o seu crescimento e tem a capacidade de levá-los à plenitude. Estes valores fazem as pessoas agentes de transformação social, pois geram em cada pessoa uma atitude de responsabilidade para a vida, por todo o ambiente e para a sociedade em que vivem. Nossas constituições nos lembrar: "As Filhas da Caridade estão constantemente atenta ao desenvolvimento de cada pessoa em todos os aspectos do seu ser agentes. É por isso que eles estão atentos às maneiras de ajudar seus irmãos e irmãs para tornar-se consciente da própria dignidade e de sua própria promoção " . (C-24, e). Este projecto tem sabido adaptar-se, com o passar do tempo, às novas condições sociais e culturais, sem perder sua identidade verdadeira.

E a medalha também aprecia o estilo que, desde o início, distinguiu os centros das Filhas da Caridade. Um estilo caracterizado pela simplicidade e proximidade nas relações inspira confiança, assegura o respeito, o diálogo favorece e encoraja a amizade. É um estilo que cria um ambiente aberto, acolhedor, atmosfera acolhedora onde a aceitação mútua é promovido, as diferenças podem coexistir e surge a integração. É um estilo que dá preferência aos mais desfavorecidos , para que eles possam estar cientes das suas possibilidades, desenvolver todas as suas capacidades ao máximo, encontrar formas de ultrapassar as diferenças e tornar-se pessoas que contribuem com o melhor de si para a sociedade em que vivem. Esse estilo ajuda a todos nós sejamos comprometidos com a criação de uma justa, pacífica e humana sociedade mais. Sr. Presidente, Sra. Vereadora, muito obrigado por este reconhecimento. Nós as Filhas da Caridade querem continuar a ser dedicado à educação em Aragão. Contribuindo simplesmente , com o que somos: nossas qualidades humanas e espirituais, e com generosidade e dedicação incondicional de nosso ser, por amor , ao serviço dos filhos de Aragão, adolescência e juventude. E fazemo-lo com humildade , porque sabemos as nossas limitações, embora o valor da importante capacidade de serviço à sociedade que a Companhia das Filhas da Caridade tem. E, graças a você também, porque você continuar a confiar em nós ...


Fonte: Filhas da Caridade