Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

Há 178 anos nascia a Sociedade de São Vicente de Paulo


A Sociedade de São Vicente de Paulo foi criada em Paris por um grupo de estudantes católicos, chamado Conferência de História, conduzido por Emmanuel Bailly, o fundador da Tribuna Católica
Durante este período, logo após a revolução de julho de 1830, o conflito de idéias estava vivo. Bailly reuniu alguns estudantes Cristãos para explorar questões sobre história, direito, literatura e filosofia. Entre eles um jovem estudante de leis era de Lyon, Frederico Ozanam.

Da Conferência de História para a Conferência de Caridade
Neste momento, no começo da Revolução Industrial na França, Ozanam acreditava fervorosamente na profunda convergência entre o Evangelho, a declaração dos Direitos do Homem de 1789 e os princípios de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade.”

As discussões às vezes eram tempestuosas. Um dia um estudante, elogiando o cepticismo de Lord Byron, contestou: "O Cristianismo fez maravilhas no passado; mas agora está morto! Vocês, que ostentam serem católicos, o que fazem? Quais são suas atividades, as atividades que provam sua fé e que poderiam nos persuadir a adotá-la?”

Impressionado por este ponto de vista contrário, Ozanam e alguns amigos refletiram: "Não nos deixe falar tanto de caridade - nos deixe praticá-la e nos deixe ajudar o pobre!" Auguste Le Taillandier, um do grupo, sugeriu a eles combinarem como cristãos, não só falar mas agir, isto é fundar uma Conferência de Caridade. Ele propôs esta idéia a Emmanuel Bailly e, através dele, incumbiu Frederico Ozanam a idéia de fundar uma obra para jovens, cujo ideal de caridade consistia na visita aos pobres.

Bailly aprovou sua idéia, dando a eles como lugar para as reuniões, o escritório editorial da Tribuna Católica enquanto também concordava em liderar o novo grupo.

Nascimento da Sociedade de São Vicente de Paulo

A primeira reunião aconteceu à Rua de Saint Sulpice, 38, no dia 23 de abril de1833, Banquete de São George, dia do aniversário de 20 anos de Frederico Ozanam às oito horas na noite, incluindo por ordem de idade:

- Emmanuel Bailly, 42,
- Paul Lamache, 23, estudante do segundo ano de direito, filho de doutor,
- Félix Clavé, 22, estudante, filho de professor,
- Auguste le Taillandier, 22, estudante do segundo ano de direito, filho de comerciante.
- Jules Davaux, 22, estudante do segundo ano de direito, filho de doutor,
- François Lallier, 20, estudante do segundo ano de direito, filho de doutor,
- Frédéric Ozanam, 20, estudante do segundo ano de direito, filho de doutor.

Emmanuel Bailly encabeçou o grupo com Jules Devaux como tesoureiro.

O princípio da reunião semanal foi colocado e a atividade fundamental de visitar os pobres em seus domicílios foi combinada.

O grupo se colocou debaixo do patronato de São Vicente de Paulo e debaixo da proteção da Virgem Maria.

O grupo se aproximou e entrou em contato com uma Filha de Caridade, Monja Rosalie Rendu que organizou a distribuição de necessidades do escritório de Caridade na área abaixo o Lamente Mouffetard, então no XII distrito municipal de Paris.

A colaboração continuou e certos sócios da primeira Conferência, estabelecida a São Sulpice, obtiveram o singular título oficial de "Comissário" de Caridade no dia 1o de fevereiro de 1834.

Crescimento astronômico

Frederico Ozanan escreveu em 24 de julho de1834 a um de seus primos: "Eu gostaria de ver todas os jovens, com a mente e o coração, unidos por alguma obra beneficente e que uma associação vasta e generosa seja formada para o alívio dos trabalhadores". Seu desejo não demoraria a ser percebido: de novembro a dezembro do mesmo ano, o grupo contava com mais de cem sócios. Fez-se necessário dividí-lo, não sem hesitação e pesar. Duas seções eram estabelecidas no dia 24 de janeiro de 1835, chegando Ozanam a ser era o vice-presidente da primeira. A Sociedade de São Vicente de Paulo estava evidentemente crescendo.

As províncias seguiram: os estudantes partiram depois dos seus estudos, Conferências foram fundadas em Nîmes no dia 10 de fevereiro de1835, em Lyon no dia 16 de agosto de 1836, seguidas por Rennes, Nantes e assim por diante.

Em face deste crescimento, era necessário que a instituição se organizasse. A primeira Regra, cujas linhas gerais quais foram escritas por Bailly e os artigos escritos por Lallier, foi promulgada no dia 8 de dezembro de 1835, Banquete da Concepção Imaculada.

Depois das províncias, o "contágio" cruzou as fronteiras

- 1842 Roma
- 1843 Bélgica, Escócia, Irlanda
- 1844 Inglaterra
- 1846 Alemanha, Holanda, Grécia, Turquia, Estados Unidos da América, México
- 1847 Canadá, Suíça
- 1850 Áustria, Espanha.

Fez-se necessário criar um Conselho de Direção que levou o nome de Conselho Geral, o qual foi mantido desde então.
O Boletim da Sociedade, cujo objetivo era fazer a ligação entre sócios, começou em 1848.

Assim, o desejo de Ozanam aconteceu: "Eu gostaria de abraçar o mundo inteiro em uma rede de caridade".

Vinte sete anos depois de sua fundação, a Sociedade contava, mundialmente, com cerca de 2500 Conferências e 50,000 sócios. Seu orçamento representou aproximadamente quatro milhões de francos franceses na ocasião.

Em 1913, foram 8,000 Conferências, 133,000 sócios, quinze milhões de francos franceses. Havia trinta e três países representados durante o centenário da Sociedade em 1933, 12,000 Conferências e cerca de 200,000 sócios em todo o mundo. Em 1983, o 150º aniversário, havia 38,000 Conferências e 750,000 sócios.