Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Cardeal Dom Damasceno é eleito presidente da CNBB

O Cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis foi eleito nesta segunda-feira (9) com 196 votos, o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em segundo lugar ficou o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer com 75 votos.

Os bispos reunidos na 49ª Assembleia Geral da CNBB, no Santuário Nacional, já haviam se reunido durante sessão da manhã de hoje para um levantamento de nomes para as várias funções.

O processo eletivo da CNBB estava entre os temas centrais da Assembleia. Nos últimos quatro anos (2007-2011), o cargo de presidente da CNBB foi ocupado por Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Dom Geraldo usou a tribuna da Assembleia de hoje para anunciar que não aceitaria uma eventual reeleição.

“Julgo que dei minha modesta colaboração à Igreja no Brasil, dividindo, os últimos quatro anos com Dom Luiz Soares Vieira e Dom Dimas Lara Barbosa, as pesadas responsabilidades que recaem sobre a Presidência da CNBB”, falou Dom Geraldo em pronunciamento.

Outros nomes - No primeiro escrutínio, Dom Damasceno havia obtido 161 votos contra 91 de Dom Odilo. Por não ter alcançado 2/3 dos votos (182), houve a necessidade do segundo escrutínio.

Na primeira votação, também receberam votos o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta (com 14 votos); o arcebispo de São Luís (MA), Dom José Belisário da Silva; o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o bispo de Jundiaí (SP), Dom Vicente Costa; o bispo da prelazia de São Felix (MT), Dom Leonardo Steiner e o bispo de Cruz Alta (RS), Dom Friederich Heimler, com um voto cada.

No segundo escrutínio, receberam votos o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta (4 votos) e o bispo de Santo André, Dom Nelson Westrupp (1 voto).

Amanhã as eleições continuam para vice-presidente e secretário. Eleitos os membros da Presidência, a Assembleia escolherá os 12 presidentes das Comissões Pastorais e o delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam).

Dom Raymundo foi eleito presidente para o quadriênio (2011-2015).

Dom Raymundo Damasceno Assis - Nasceu em 15 de fevereiro de 1937, na cidade de Capela Nova, no estado de Minas Gerais. Em 1955 entrou para o Seminário Menor, da Arquidiocese de Mariana – MG, onde cursou o segundo grau e, em seguida, no Seminário Maior, o curso de Filosofia.

Em 1960, o então Arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira, o enviou para a recém-criada Arquidiocese de Brasília, como uma ajuda a esta nova Igreja Particular, inaugurada em 21 de abril do mesmo ano.

Em 1961, o então Arcebispo de Brasília, Dom José Newton de Almeida Baptista, o enviou a Roma para cursar Teologia na Pontifica Universidade Gregoriana, onde conclui sua Licenza. Em 1965, foi enviado para a Alemanha onde concluiu sua formação no Instituto Superior de Catequese em Munique.

Regressou ao Brasil em 1968 e foi ordenado sacerdote em 19 de março do mesmo ano, em Conselheiro Lafaiete – MG.

Depois de ordenado, ocupou as seguintes funções na Arquidiocese de Brasília: Coordenador de Catequese; Pároco da Igreja do Santíssimo Sacramento; Chanceler Arquidiocesano; Co - fundador e Professor do Seminário Maior Nossa Senhora de Fatima e Professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília.

No dia 15 de setembro de 1986 foi ordenado Bispo, na Catedral de Brasília, pela imposição das mãos do Emmo. Sr. Cardeal Dom José Freire Falcão.

Como Bispo ocupou as seguintes funções:
Arquidiocese de Brasília - Bispo Auxiliar e Vigário Geral; Diretor do Curso Superior de Teologia para leigos e Membro da Academia Brasiliense de Letras;

CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil) – Membro de comissões e conselhos e Secretário-Geral por dois mandatos (1995-2003).

CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano) – Membro da Comissão Episcopal do Departamento de Catequese; nomeado pelo Papa João Paulo II Secretário-Geral da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Santo Domingo; Secretário Geral de 1991-1995 e atual Presidente do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano).

Participou, em Roma, de diversos Sínodos: Assembleia Especial para a Vida Consagrada do Sínodo dos Bispos; Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos; Assembleia Especial para a América do Sínodo dos Bispos; Assembleia Especial sobre a Palavra de Deus do Sínodo dos Bispos; II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos; Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos;

Membro do Pontifico Conselho para as Comunicações e da Pontifícia Comissão para América Latina.

Nomeado o quarto Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, em 28 de janeiro de 2004, tomando posse no dia 25 de março de 2004;

Criado Cardeal pelo Santo Padre Bento XVI, no consistório de 20 de novembro, em Roma.



Fonte: A12