Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dom Raymundo Damasceno promoveu abertura inédita na Igreja Católica para a SSVP



Na semana passada, foi encerrada a gestão de Dom Raymundo Damasceno na função de Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante assembleia realizada na cidade de Aparecida (SP). Nos quatro anos que esteve no cargo, Dom Raymundo Damasceno promoveu – pela primeira vez na história – uma ampla abertura na Igreja Católica para a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
Em 2002, ele escreveu uma carta, recomendando a todos os bispos brasileiros um trabalho em conjunto com a SSVP. O texto menciona: “Faço-o com muita alegria e gratidão, na certeza de que a oferta será bem recebida por todos os irmãos no episcopado, considerando a benemerência da atuação dos Vicentinos em todo território nacional e no mundo, a partir de sua mística inspirada em São Vicente de Paulo e no Bem-Aventurado Antonio Frederico Ozanam”.
Leia a carta a seguir na íntegra.


A ELEIÇÃO

O bispo da Prelazia de São Felix (MT), dom Leonardo Ulrich Steiner, é o novo secretário geral da CNBB. Ele foi eleito no primeiro escrutínio, realizado no final da última sessão de trabalhos da 49ª Assembleia da CNBB, na manhã do dia 9.
Dom Leonardo recebeu 202 votos dos 268 votantes. Os dois terços requeridos para a eleição eram de 179. O segundo colocado foi o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães com 33 votos.
O ex-Secretário Dom Raymundo Damasceno é agora novo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação.



Brasília, 12 de outubro de 2002

Estimado irmão no episcopado,

No dia 27 de setembro p.p. a CNBB recebeu em sua sede, em Brasília, a visita do Conselho Nacional da Família Vicentina do Brasil. A Equipe de Coordenação Nacional, acolhida por mim e pelos padres Dimas Lara Barbosa, do Instituto Nacional de pastoral e João Roque Rohr, SJ, Secretário Executivo da Comissão Episcopal de Superação da Miséria e da Fome, apresentou a estrutura e o funcionamento da Família Vicentina no Brasil e ofereceu farto material impresso para divulgar seus programas e projetos. Dentre estes, destaca-se a campanha mundial dos Vicentinos para os próximos dois anos, sob o lema “Globalização da Caridade: luta contra a fome”.
Dada a afinidade desta Campanha com o Mutirão Nacional para a Superação da Miséria e da Fome, lançado pela CNBB, a Coordenação Nacional da Família Vicentina manifestou sua sintonia e disposição das Conferências e dos Conselhos para engajar-se, sem prejuízo para sua dinâmica interna, dentro de uma consciência eclesial, evitando uma ação paralela, nas propostas concretas das Dioceses e das Paróquias em que estão presentes e atuantes os 250 mil vicentinos no Brasil, com muita experiência na solicitude e no atendimento aos Pobres. Pediu, para tanto, uma carta de recomendação da CNBB, a fim de facilitar o seu entrosamento com os demais grupos comprometidos com a mesma causa, no espírito do documento “Exigências Evangélicas e Éticas de Superação da Miséria e da Fome”.
Faço-o com muita alegria e gratidão, na certeza de que a oferta será bem recebida por todos os irmãos no episcopado, considerando a benemerência da atuação dos Vicentinos em todo território nacional e no mundo, a partir de sua mística inspirada em São Vicente de Paulo e no Bem-Aventurado Antonio Frederico Ozanam.
Desejando-lhe sucesso e pleno êxito na condução do Mutirão Nacional para a Superação da Miséria e da Fome em sua Diocese, com a generosa adesão da Família Vicentina do Brasil, reitero meus agradecimentos e fraterna amizade.

Em Cristo, para servir,

Dom Raymundo Damasceno Assis
Secretário-Geral da CNBB


FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL