Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bento XVI presta homenagem à Família Vicentina

“Eficazes instrumentos pelo anúncio do Evangelho”. É assim que o papa Bento XVI define todos os membros da Família Vicentina. Em carta publicada pela ocasião do Ano Jubilar (de 350 anos das mortes de São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac), o santo padre motiva os praticantes do vicentinismo a não abandonarem o carisma, sempre pautado em uma caridade evangelizadora. “Assim, eu vos motivo a serem audaciosos em meio aos homens e mulheres de nosso tempo, para que o vosso compromisso em favor da pessoa humana seja efetivamente manifestação do amor de Deus, e não uma simples expressão de humanismo e filantropia”.
O documento foi publicado em espanhol e inglês. Abaixo, a versão traduzida para o português.

Mensagem do Papa Bento XVI para a Família Vicentina

Em ocasião do Ano Jubilar, 25 de setembro de 2010

“Quem ama Deus, ama também o seu irmão” (1 Jn 4,2)

Com estas palavras do Apóstolo João, eu queria homenagear com o pensamento e a oração a toda a Família Vicentina, neste momento quando celebra em ação de graças o 350º aniversário das mortes de Santa Luisa de Marillac e São Vicente de Paulo. Estas palavras do apóstolo são ilustradas de uma maneira luminosa pela existência de vossos fundadores. Isto porque vocês creem no amor e se colocam a serviço dos seus irmãos e irmãs. Que esta mesma fé seja a luz e força no serviço aos mais abandonados de nossas sociedades, geralmente indolentes com sua situação.
Colocando este jubileu com o tema ‘Caridade e Missão’, vocês quiseram justamente selar aquilo que está no coração da herança que vós haveis recebido. Como escrevi em minha primeira Encíclica, as figuras de santos como Vicente de Paulo e Luisa de Marillac “são modelos importantes de caridade social para todos os homens de boa vontade. Os santos são verdadeiros portadores de luz na história, porque são homens e mulheres de fé, esperança e amor”.
Assim, eu vos motivo a serem audaciosos em meio aos homens e mulheres de nosso tempo, para que o vosso compromisso em favor da pessoa humana seja efetivamente manifestação do amor de Deus, e não uma simples expressão de humanismo e filantropia.
A entidade de São Vicente de Paulo é formada por colaboradores sacerdotes, pessoas consagradas e leigos que formam um bem precioso que é a Família Vicentina, que se compromete a desenvolver um melhor serviço pela missão da Igreja. Desta forma, vós (praticantes do carisma vicentino) sereis sempre eficazes instrumentos pelo anúncio do Evangelho a todos e para que todos homens possam reencontrar sua dignidade de filho de Deus, dentro de um mundo unido e solidário. Que Deus os ajude a permanecerem sempre fiéis à herança que receberam e vivam com generosidade!

Os confio sob a interceção de São Vicente de Paulo, Santa Luisa de Marillac e de todos os santos e bem-aventurados da Família Vicentina, e envio-lhes com todo o meu coração uma afetuosa bênção apostólica.

Bento XVI

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL