Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mártir Vicentina será beatificada em 2011

A Beatificação de Irmã Margaret Rutan será no dia 19 de Junho de 2.011, em Dax
Margaret Rutan nasceu em Metz, 23 de abril de 1736 , então sob o reinado de Francisco II de Lorena, e foi o oitavo dos quinze filhos . Depois do registro, a Igreja de Saint- Etienne em Metz , Margaret foi batizado no mesmo dia de seu nascimento: 23 de abril de 1736 .
Seu pai era chamado Charles Gaspard Rutan e sua mãe Marie Forat . São exemplos de pais e testemunhas da fé cristã , e isso é demonstrado pelo fato de que, apesar de sua simplicidade , eles deram a seus filhos um religioso forte, tanto que as outras duas irmãs, Margaret: Françoise -Thérèse Antonieta e se tornarem filhos de Caridade de São Vicente de Paulo . Ambos morrem jovens : o primeiro em 1764 , a segunda em 1770.
Aos 18 anos , Margaret, ele sentiu dentro de si um forte desejo de dedicar sua vida ao Senhor , e informou à família a decisão de entrar para a Comunidade das Filhas da Caridade. Mas não foi até que, relutantemente , a idade de 21 anos antes de seu pai a deixá-la sair para o postulantado , que realizou sua Margaret Hospital Saint- Nicolas de Metz.
Em 23 de abril de 1757 , data que coincidiu com o seu batismo e seu aniversário de 21 anos , Margaret , iniciou seu seminário na Casa naquele momento estava no subúrbio de Saint Denis em Paris.
Em setembro daquele ano, terminou o período de formação inicial , a irmã Margaret foi enviado pela Comunidade ", na missão " em vários hospitais na França, onde ele estava, com exemplos, o seu serviço aos doentes.
Mas é o Hospital do Senhor estava esperando por Dax para se preparar para o martírio.
Foi o Bispo , pedindo Laneufville Filhas da Caridade de outros , já presentes no DAX desde 1712.
Eles chegaram no mês de agosto de 1779 em número de seis. Entre eles estava a irmã Margaret Rutan com a tarefa de servir a irmã (superior), e Margarida Bonnette (Irmã Vitória ), sua sobrinha , originalmente de Dax.
Neste novo campo , a irmã Margaret começou a serviço de toda a perícia e experiência , despertando a admiração da Administração, os doentes e toda a população de Dax.
quando começaram os primeiros rumores da Revolução , a situação mudou radicalmente.
Em 03 de outubro de 1793 , todas as irmãs , que serviu em hospitais ou escolas, vennnero confrontados com uma escolha: ou retirar o juramento de emprego.
As Filhas da Caridade em hospital Dax, recusaram o juramento com todas as consequências que poderiam ser derivados.
Uma delegação da sociedade popular da cidade de Dax , em dezembro 1793 exposta ao Comité de Fiscalização queixa contra o hospital é superior, de Dax , trazendo várias acusações contra ela.
Rutan pai foi acusado de corromper e enfraquecer , com a sua incivismo , os soldados revolucionários e republicanos que foram ao hospital para tratamento e foi acusado, também conhecido por ser reconhecida como nobre e não gozar de respeito dos sans- culottes da cidade (pessoas sem regras e sem fé. )
O Comité considerou o fundamento das acusações , e declararam antipatriótico, contrária aos princípios da revolução , bárbaros e fanáticos , e aristocráticos.
Após estas declarações, 24 de dezembro de 1793 , a Irmã Margaret foi preso e colocado na prisão , junto com outras 54 mulheres no antigo mosteiro carmelita transformado para a ocasião , as mulheres na prisão.
Após quatro meses de cativeiro , a irmã Margaret foi realizado com o padre Lannelongue , seu companheiro de martírio , perante a comissão de ler a acusação.
Após a leitura , a irmã Margaret queria responder a essas acusações injustas , mas um sinal do presidente , o rufar de tambores trovão tão alto como para cobrir a mesma voz da irmã Margaret. Quem foi o próximo a freira ouviu dizer claramente as palavras: "Eu morro uma vítima da maldade de alguns homens , mas perdem o coração dos autores da minha morte. "
A irmã Margaret primeira mão atadas atrás das costas e, em seguida amarrado ao padre Jean Eutrope Lannelongue , para olhar como um casal. Quando a procissão começou a se mover , a irmã Margaret cantaram o cântico do Magnificat .
Foi uma tarde de 9 de abril de 1794 , quarta-feira da Semana da Paixão , um evento particularmente significativo a quatro dias após a celebração do Domingo de Ramos . No domingo seguinte foi a Páscoa da Ressurreição.
Os dois soldados mais próximo do vagão, que não conseguia esconder a profunda tristeza para as duas vítimas inocentes que foram acompanhados ao cadafalso. Margaret , sentindo-se tocado pelo sentimento tanto, depois de tentar em vão consolá-los como um sinal de amizade, lhe deu um, o seu relógio , e outra em seu lenço.
Na chegada, Margaret olhou para a guilhotina , parando por um instante a contemplá-lo , como se vê que o andaime na cruz de Cristo, que Cristo, que tinha seguido com coragem , protegido , amado e servido tantas vezes em pessoa os pobres e agora, finalmente vai se encontrar , para receber -lhe a recompensa da vida eterna.
Ao começar a tirar o casaco , e depois o fone de ouvido , com discrição e confidencialidade , o carrasco que estava nas proximidades, tentou arrancar o lenço que lhe cobria o pescoço, mas ela com um gesto e voz o interrompeu : Pare , senhor a mão de um homem que ela nunca tocou.
Ele subiu as escadas com passo firme da forca , ele se ajoelhou e abaixou a cabeça , pronto para receber o golpe mortal. A cabeça caiu, mas a alma , acompanhado de muitas pessoas pobres , ela serviu , entrou no reino dos céus para receber a palma ea coroa do martírio.
, que foi relançado em 1994 no 2 º aniversário do martírio , depois de procedimentos morosos, chegou ao fim.
Neste ano de jubileu , quando nos lembramos e celebramos o aniversário de 350 anos da morte de Santa Luísa de Marillac e São Vicente de Paulo, 1660-2010 , fundador da Sociedade das Filhas da Caridade, cuja irmã Margaret era digno filha , A sua beatificação, é para selar o trabalho destes dois grandes santos e ao mesmo tempo para dar nova força para nós, e toda a Família Vicentina.

Irmã Mariantonia Di Tano

APRESENTAÇÃO P. JOSÉ GUERRA - Postulador dos Santos Vicentinos

É uma coincidência providencial que a glorificação do martírio da irmã Margaret Rutan CFT ocorre exatamente 350 ° na morte de São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac , os dois santos fundadores das Filhas da Caridade.
São Vicente nasceu em Pouy , cerca de cinco quilômetros de Dax nos Landes perto dos Pirinéus , onde completou seus primeiros estudos , e é em Dax que a Irmã Margarida Rutan deu o supremo testemunho do martírio. Na cidade onde o santo fundador tinha dado os primeiros passos como estudante, sua filha espiritual, um fiel discípulo de seu ensino e custódia de seu carisma , ele deu a sua vida .
Irmã Mariantonia Di Tano, como Filha da Caridade que está familiarizado com o carisma que São Vicente deu às suas filhas , revela nesta biografia como a Rutan já tinha dado as suas vidas em que jornal que o martírio é um testemunho ao serviço dos pobres e os doentes, em solidariedade com nossos irmãos , em cujo rosto encontramos o próprio Cristo. Mas a história dos meios de seu martírio e mover o destaque do dom supremo que Margaret Rutan fez de si mesma. Todos os biógrafos enfatizam a coragem de uma instituição de caridade filha corajosa.
A fama do martírio, cercado, desde o dia da sua morte, 09 de abril de 1794 , a Irmã Margaret Rutan, uma vítima da Revolução Francesa , que foi claramente o ódio anti -cristão. Mas os anos na sequência do acordo entre a igreja eo estado sugeriu o adiamento do debate histórico sobre as motivações do antiecclesiastiche Revolução Francesa. Assim foi que no primeiro semestre de 1900 foram comemorados em Dax processo canônico sobre o martírio de Rutan. No entanto, por várias razões práticas que têm atrasado o processo, eles não seguiram a fase romana , ao contrário dos outros Filhas da Caridade de Arras de Cambrai martirizado em 1920 e beatificado pelo Papa Pio XI.
Em vez disso, o segundo centenário de Rutan , celebrado com solenidade em Dax , em 1994 , reavivou o caso , que vem em 2010 para este ano com sucesso.
Ao apresentar a biografia horas preciosas que o leitor tem em mãos , manifestou sua satisfação com o poder de síntese , mas ao mesmo tempo, queremos salientar que se baseia em uma documentação detalhada e extensa , a mesma que é incorporada a Positio super acordado martírio " consenso por historiadores, teólogos e cardeais da Congregação dos Santos.
O objetivo do livro é claramente a de estimular o desejo de saber mais sobre a figura esplêndida deste mártir , este valente filho da Caridade.
Fonte: Familia Vicentina Internacional