As duas ramas da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) – existentes no Uruguai – decidiram que devem caminhar juntas. Para tanto, no último sábado (9), aconteceu a fusão entre os conselhos administrativos da Sociedade de Senhoras de São Vicente de Paulo (formada por mulheres) e o Conselho Nacional do Uruguai (que tem um público misto). O evento foi realizado às 18h (17h no horário de Brasília, na paróquia da Medalha Milagrosa de Santo Agostinho, em Montevidéu.O Conselho Nacional do Brasil (CNB) foi representado pela presidenta Ada Ferreira, que discursou a favor da unificação. “Precisamos ter clareza que a nossa unidade enquanto SSVP é fortalecida quando temos em uma nação, apenas um Conselho Nacional. Independente do número de confrades e consócias, de Conferências, Conselhos, o que prevalece em nossa estrutura é a UNIDADE!”. (CONFIRA O TEXTO DO DISCURSO NA ÍNTEGRA, ABAIXO).
Também participaram da cerimônia: Brian O’Reilly (vice-presidente do Conselho Geral Internacional, Adrian Alejandro Thier (vice-presidente Territorial Internacional América 3), Sebastian Miguel Gramajo (vice-presidente de Comunicação do Conselho Geral Internacional – CGI), Thosten Erwin Scmidit (presidente do Conselho Nacional do Paraguai), Regulo Valenzula (coordenador da zona 1 – Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia), Júlio César Marques de Lima (coordenador da zona 2 – Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela), Margarita Terra (presidenta da Sociedade de Senhoras) e Rodolfo Loft (presidente da SSVP no Uruguai).
A Celebração Eucarística foi presidida pelo padre Wilfrido Aguilera, que ajudou a fundar uma Conferência de Jovens uruguaia. Os membros também participaram da solenidade.
O presidente da SSVP no Uruguai será Rodolfo Loft. Ele fica no cargo até em dezembro, quando acontece a eleição.
Brasil recebe diploma de reconhecimento do Equador
A presidenta do CNB, Ada Ferreira, recebeu um diploma de reconhecimento pela ajuda brasileira ao Equador. O Conselho Nacional enviou uma contribuição de mil e seiscentos dólares para a organização administrativa da SSVP equatoriana.
DISCURSO
Estimados confrades e consócias da Sociedade de São Vicente de Paulo, membros da Família Vicentina. Meus cumprimentos também a todos os visitantes desta solenidade.
Neste momento, quando nos reunimos para a cerimônia de fusão das ramas aqui no Uruguai, estamos abrindo novos caminhos, buscando a mudança de posturas e estruturas.
A cerimônia que participamos hoje é de grande importância para a caminhada da SSVP no Uruguai. Precisamos ter clareza que a nossa unidade enquanto SSVP é fortalecida quando temos em uma nação, apenas um Conselho Nacional. Independente do número de confrades e consócias, de Conferências, Conselhos, o que prevalece em nossa estrutura é a UNIDADE!!!
Nosso encontro hoje tem um marco significativo. Estamos no mês missionário e que missão tão grandiosa a celebração de hoje possui. Durante muito tempo, ao longo da história, a SSVP no Uruguai caminhava separada por duas ramas. Hoje é momento de comemorar!!!
Desejo que, ao celebrarmos esta cerimônia de fusão das ramas, algo de novo possa renascer em nossos corações. Afinal, é do coração que nasce a missão de querer transformar, de caminhar por um novo rumo, para amar a Deus com o aprofundamento de nossa espiritualidade e com o esforço de nossos braços.
Todos nós podemos partilhar dons, experiências e sonhos com o outro. Tenho certeza que os projetos realizados por São Vicente, Santa Luisa e Ozanam foram concretizados com êxito, porque os dois souberam viver uma vida entrelaçada pela amizade, pela partilha dos fragmentos da vida e dos desafios. Que o caminho a partir de hoje seja sempre pautado na UNIDADE.
Em um mundo onde novas redes de comunicação são criadas e fortalecidas, precisamos privilegiar o diálogo, a manifestação de sentimentos pela presença efetiva na vida das pessoas que amamos, inclusive dedicar nosso tempo para servir os Pobres.
A consequência dessa dedicação é encontrar uma felicidade verdadeira e uma satisfação pessoal intensa, riquezas que muitos procuram no acúmulo de bens e, nós vicentinos, podemos encontrá-las em uma simples visita a uma família assistida.
Desejo que a diretoria do agora Conselho Superior do Uruguai possa vivenciar a experiência de sempre buscar a inspiração na essência vicentina.
Finalizo com uma frase de São Vicente, que nos inspira a continuarmos firmes em nossas escolhas: “É seguro que, quando a Caridade mora numa alma, toma posse de todas as suas potências, não lhe dá descanso, é um fogo que está constantemente ativo, mantém sempre em ação a pessoa que está por ela inflamada”.
Ada Ferreira – Presidenta do CNB
FONTE: da redação do SSVPBRASIL