Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SSVP no Uruguai é fortalecida por união de ramas

As duas ramas da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) – existentes no Uruguai – decidiram que devem caminhar juntas. Para tanto, no último sábado (9), aconteceu a fusão entre os conselhos administrativos da Sociedade de Senhoras de São Vicente de Paulo (formada por mulheres) e o Conselho Nacional do Uruguai (que tem um público misto). O evento foi realizado às 18h (17h no horário de Brasília, na paróquia da Medalha Milagrosa de Santo Agostinho, em Montevidéu.
O Conselho Nacional do Brasil (CNB) foi representado pela presidenta Ada Ferreira, que discursou a favor da unificação. “Precisamos ter clareza que a nossa unidade enquanto SSVP é fortalecida quando temos em uma nação, apenas um Conselho Nacional. Independente do número de confrades e consócias, de Conferências, Conselhos, o que prevalece em nossa estrutura é a UNIDADE!”. (CONFIRA O TEXTO DO DISCURSO NA ÍNTEGRA, ABAIXO).
Também participaram da cerimônia: Brian O’Reilly (vice-presidente do Conselho Geral Internacional, Adrian Alejandro Thier (vice-presidente Territorial Internacional América 3), Sebastian Miguel Gramajo (vice-presidente de Comunicação do Conselho Geral Internacional – CGI), Thosten Erwin Scmidit (presidente do Conselho Nacional do Paraguai), Regulo Valenzula (coordenador da zona 1 – Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia), Júlio César Marques de Lima (coordenador da zona 2 – Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela), Margarita Terra (presidenta da Sociedade de Senhoras) e Rodolfo Loft (presidente da SSVP no Uruguai).
A Celebração Eucarística foi presidida pelo padre Wilfrido Aguilera, que ajudou a fundar uma Conferência de Jovens uruguaia. Os membros também participaram da solenidade.

O presidente da SSVP no Uruguai será Rodolfo Loft. Ele fica no cargo até em dezembro, quando acontece a eleição.

Brasil recebe diploma de reconhecimento do Equador

A presidenta do CNB, Ada Ferreira, recebeu um diploma de reconhecimento pela ajuda brasileira ao Equador. O Conselho Nacional enviou uma contribuição de mil e seiscentos dólares para a organização administrativa da SSVP equatoriana.

DISCURSO
Estimados confrades e consócias da Sociedade de São Vicente de Paulo, membros da Família Vicentina. Meus cumprimentos também a todos os visitantes desta solenidade.

Neste momento, quando nos reunimos para a cerimônia de fusão das ramas aqui no Uruguai, estamos abrindo novos caminhos, buscando a mudança de posturas e estruturas.
A cerimônia que participamos hoje é de grande importância para a caminhada da SSVP no Uruguai. Precisamos ter clareza que a nossa unidade enquanto SSVP é fortalecida quando temos em uma nação, apenas um Conselho Nacional. Independente do número de confrades e consócias, de Conferências, Conselhos, o que prevalece em nossa estrutura é a UNIDADE!!!
Nosso encontro hoje tem um marco significativo. Estamos no mês missionário e que missão tão grandiosa a celebração de hoje possui. Durante muito tempo, ao longo da história, a SSVP no Uruguai caminhava separada por duas ramas. Hoje é momento de comemorar!!!
Desejo que, ao celebrarmos esta cerimônia de fusão das ramas, algo de novo possa renascer em nossos corações. Afinal, é do coração que nasce a missão de querer transformar, de caminhar por um novo rumo, para amar a Deus com o aprofundamento de nossa espiritualidade e com o esforço de nossos braços.
Todos nós podemos partilhar dons, experiências e sonhos com o outro. Tenho certeza que os projetos realizados por São Vicente, Santa Luisa e Ozanam foram concretizados com êxito, porque os dois souberam viver uma vida entrelaçada pela amizade, pela partilha dos fragmentos da vida e dos desafios. Que o caminho a partir de hoje seja sempre pautado na UNIDADE.
Em um mundo onde novas redes de comunicação são criadas e fortalecidas, precisamos privilegiar o diálogo, a manifestação de sentimentos pela presença efetiva na vida das pessoas que amamos, inclusive dedicar nosso tempo para servir os Pobres.
A consequência dessa dedicação é encontrar uma felicidade verdadeira e uma satisfação pessoal intensa, riquezas que muitos procuram no acúmulo de bens e, nós vicentinos, podemos encontrá-las em uma simples visita a uma família assistida.
Desejo que a diretoria do agora Conselho Superior do Uruguai possa vivenciar a experiência de sempre buscar a inspiração na essência vicentina.
Finalizo com uma frase de São Vicente, que nos inspira a continuarmos firmes em nossas escolhas: “É seguro que, quando a Caridade mora numa alma, toma posse de todas as suas potências, não lhe dá descanso, é um fogo que está constantemente ativo, mantém sempre em ação a pessoa que está por ela inflamada”.

Ada Ferreira – Presidenta do CNB

FONTE: da redação do SSVPBRASIL