Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Padre da Congregação da Missão divulga balanço de campanha desenvolvida pelo Haiti

A Família Vicentina (FV) Internacional tem organizado um projeto de microfinanciamento para o Haiti, país que foi parcialmente destruído por um terremoto. Desde abril, está disponível uma página na internet - www.zafen.org - onde é possível fazer doações. O dinheiro é todo empregado na iniciativa. Nesta semana, o padre Robert Maloney, da Congregação da Missão (ramo da FV), publicou um informativo com dados das conquistas obtidas e desafios. CONFIRA A ÍNTEGRA DO TEXTO ABAIXO:

350º Aniversário da morte de Santa Luísa de Marillac e de São Vicente de Paulo.

Para celebrar o 350º aniversário da morte de Santa Luisa e São Vicente, a Família Vicentina (FV) Internacional escolheu organizar no Haiti um projeto de micro-financiamento. Apresentamos-lhes, aqui, um breve informativo sobre o que temos feito a partir da reunião internacional de lideranças da FV, que aconteceu em Paris, no dia 28 de janeiro de 2010. Foi aprovado um documento sobre o uso do Fundo Monetário para Sementes, no qual se embasa o projeto.

Pagina Web

Como já é conhecido, a Universidade “De Paul”, de Chicago, começou uma página, www.zafen.org, no dia 1º de abril de 2010, como parte de sua contribuição ao ano da celebração do aniversário. De fato, o que se vê nesta página representa inumeráveis trabalhos e milhares de dólares representados nos serviços prestados pelo pessoal da Universidade. Como uma segunda contribuição aos membros da “Diáspora Haitiana”, aconteceu uma reunião na Universidade de Saint John´s, de Nova Iorque, no dia 30 de abril. Algumas semanas depois foram concedidas 1000 bolsas de estudos para o ensino primário para crianças do Haiti, com a ajuda de uma doação que igualava a quantidade dada ao Fundo Monetário para Sementes, também foram concedidos fundos para 16 projetos. Esta página web tem seis meses de funcionamento. Daremos, abaixo, a estatística mais recente de como a temos usado.

Encarregado do Desenvolvimento do Projeto da FV

No dia 15 de abril, o encarregado do Desenvolvimento do Projeto da FV, Pierre Noel, começou seu trabalho no Haiti. Pierre é o único empregado remunerado. Parece estar satisfeito com seu trabalho e, na opinião do Conselho Assessor, está trabalhando bem, a pesar das dificuldades que tem por vir com sua mulher de Boston para o Haiti e os problemas, inevitáveis, que leva consigo como, por exemplo, estabelecer um escritório, imediatamente, depois do terremoto; organizar o transporte e a comunicação dentro do Haiti.
As Filhas da Caridade que tem trabalhado incansavelmente, a pesar dos terríveis obstáculos que causou o terremoto de 12 de janeiro, supervisionam o trabalho de Pierre Noel e lhe proporcionam espaço para seu escritório, já que o primeiro ficou destruído pelo terremoto.

Conselho Assessor da FV

O Conselho Assessor da FV para o Projeto de Micro-financiamento se reúne mensalmente em uma conferencia virtual. Há também, algumas vezes, reuniões cara a cara, como a que foi feita no dia 5 de junho. A próxima será na Universidade de Chicago, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2011. O Conselho Assessor está formado, como podem recordar, por: Jacqueline Casseus (AIC), Eduardo Almeida (SSVP), Yasmine Cajuste (JMV), Laura Hartman (De Paul University), Ir. Rosa María Sánchez (FC), Pe. Joseph Foley e Pe. Robert Maloney (CM).
Para comemorar o primeiro aniversário da página web, o Conselho da FV pensou em organizar uma oficina no Haiti, no dia 21 de abril de 2011. Os anfitriões serão as oficinas do Banco de Desenvolvimento Interamericano de Porto Príncipe, do Haiti. Logo vocês receberam um convite.

Comitê de Direção

O Comitê de Direção do Zafén se reúne semanalmente por meio de uma conferência virtual. Examina, avalia e aprova, se crê que convém, os projetos propostos através da “internet”. Compõem o comitê:

* Pe. Robert Maloney, CM, “Chairman” (representando a FV Internacional)
* Carine Roenen (Fonkoze – Haiti)
* Linda Boucard (Fonkoze – USA)
* Kathleen Felix (Grupo de recursos das Associações Haitianas)
* Laura Hartman (Universidade De Paul)
* Buck Close (Mil Empregos)
* Outros convidados

O Comitê trabalha eficazmente. Tem desenvolvido um documento interessante que descreve os critérios usados para julgar a qualidade dos projetos de “Internet” (vou enviar-lhes uma cópia por e-mail). A cada semana conhecemos vários projetos enviados ao Diretor do Zafén, Règine Alexandre e a seus Analistas de Negócios. Atualmente, o Comitê está examinando as estratégias de mercado com a finalidade de incrementar o número de visitantes a página web e de aumentar o número de projetos na Internet. Ainda que trabalhemos muito para que a página web da FV, na Diáspora Haitiana, seja conhecida, parece evidente que não chegamos ao mais profundo, como gostaríamos. Aumentar o número de visitantes a página web, em longo prazo, é importante.

O Fundo Monetário para Sementes

Muitos ramos da FV têm contribuído com o Fundo Monetário para Sementes, que tenta conseguir um milhão de dólares em cinco anos. O Fundo, como vocês já sabem, é usado para estimular empréstimos e doações a projetos (por exemplo, igualando o donativo) para pagar os gastos do Encarregado do Projeto da FV, e para pagar os gastos das reuniões dos encontros do Comitê da FV relacionados a este projeto. Estamos felizes em informar que até finais de maio tínhamos na conta quatrocentos e cinqüenta mil dólares. Segundo o plano que vocês aprovaram em janeiro, logo ofereceremos duas quantidades de $25.000; uma para bolsas de estudos em uma escola dirigida pelas Filhas da Caridade e outra para empréstimos feitos durante a semana que começa no dia 27 de setembro.

Oficina de Solidariedade Vicentina (VSO) e Serviços de Projetos Internacionais (IPS)

Os responsáveis por estas duas oficinas (Pe. Miles Heinen, Ir. Felicia Mazzola, e outros trabalhadores que colaboram com eles, tem sido muito efetivos para conseguir ajuda para o Fundo Monetário para Sementes. Eles esperam conseguir o financiamento para um veiculo que será usado pelo Encarregado do Projeto da Família Vicentina e estão trabalhando para “igualar” donativos para outros projetos.

Alguns desafios

Supostamente, toda iniciativa tem seus desafios. Os dois obstáculos principais que encontramos são:
1 - Mercados: Como mencionamos antes, precisamos aumentar o número de visitantes, assim como de contribuídores e expandir o número de projetos. Potencialmente, a FV Internacional e a Diáspora Haitiana representam um grupo muito amplo; mas em muitos lugares, as pessoas ainda não conheceram a página web, ou pelo menos não se tem promovido ações concretas.

2 - Identificar em longo prazo o “agente fiscal” (a representação legal de “entidade filantrópica” permite que as pessoas deduzam de seus impostos algumas doações, pelo menos nos EUA). De improviso, imediatamente antes de lançar nosso link (ou janela) web, Fonkoze USA, que tinha prometido ser o “Agente Fiscal”, se retirou. Isto nos causou muitos problemas. “1000 empregos” entrou e é, atualmente, nosso Agente Fiscal. Enquanto isso, o interesse de Fonkose USA tem sido reavivado (reativado).

Algumas boas notícias

Muitas atividades colaterais, relacionadas ao Zafén, tem acontecido. Por exemplo:
- A universidade de Saint John´s em Nova Iorque tem oferecido 10 bolsas de estudos de dois semestres a estudantes do Haiti.
- A universidade de Santo Tomás de Aquino em Sparkill, Nova Iorque, ofereceu duas bolsas de estudos a haitianos, para doutorado em administração de empresas.
- A universidade De Paul tem liderado um esforço para planejar e desenvolver uma escola nova que se construirá em Mirebalais, em um terreno doado pelo município; que foi conseguido graças ao senador Edmonde Supplice Beauzile da “Llanura Central”.

* A escola será dirigida por FATEM, com a ajuda econômica do Fundo de Sementes Zynga Game Network.
* A universidade De Paul preparará aos professores, enquanto a escola de Francis W. Parker de Chicago ajudará no desenvolvimento do currículo e na estrutura administrativa.
* O Departamento de Nutrição e Desenvolvimento, com sede na Holanda, dirigido por Rob Padberg, coordenará o programa de alimentação da escola.
* A “Firma Studio Drum”, uma empresa com sede no Brooklyn e no Haiti, está trabalhando na construção junto a Corporação de Arquitetura e Desenvolvimento MDM, sediada em Chicago.
* Supõe-se que as atividades começarão em janeiro de 2011.

- Com a ajuda do professor Hartman e Zynga (que trabalha com seu irmão como CEO) e unido a universidade De Paul, se conseguiu uma associação entre Zynga e NGO que trabalham no Haiti. Desde outubro de 2009 e ao longo de 2010, o jogo popular de Zynga na rede, o Farmville, e outros jogos conseguiram fundos para vários projetos do Haiti. A empresa Zynga doou mais de três milhões de dólares a FATEM, Fonkoze, ao Programa de Fundos para Alimentação no Mundo, da UNO, a projetos para a água e outras organizações.

Robert P. Maloney, C.M.
4 de Agosto de 2010