Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ano Jubilar motiva caminhada da Família Vicentina


“Quando celebramos os 350 anos das mortes de São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac não são tanto as mortes deles que desejamos recordar, mas as mortes deles enquanto culminância de vidas, que deixaram marcas na História pelo que significaram durante suas existências”. Com esta afirmativa, o presidente da Família Vicentina no Brasil, padre Mizaél Poggiolli, justifica a promoção desta grande festa.
O ano jubilar em comemoração aos 350 anos de morte de São Vicente de Paulo e Santa Luisa de Marillac foi aberto em setembro de 2009 e se estenderá até setembro deste ano. A Família Vicentina vem se esforçando para que as comemorações sejam realmente marcantes na caminhada de todos os membros no mundo todo.
Para o padre Mizaél Poggioli, celebrar o testemunho singular de vida desses dois santos vem favorecer o desenvolvimento do carisma vicentino dentro da Igreja. Segundo ele, ao longo do tempo, Deus suscita alguns homens e mulheres a darem um testemunho de fé, que sirva para orientar e motivar a humanidade e o Ano Jubilar traz a oportunidade de renovar a caminhada: “Refletir mais profundamente sobre os relatos da vida e sobre os escritos de São Vicente de Paulo e de Santa Luisa de Marillac, escutar as perguntas feitas por nosso tempo, deixar-nos desafiar por tudo isso, buscar juntos algumas respostas e celebrar convenientemente esses 350 anos são formas de mantermos vivos os sonhos deles”.
As comemorações são marcadas por diversos eventos, que devem acontecer ao longo do ano. Devido às distâncias, a Família Vicentina realizará celebrações em nível nacional e local. “Um grande cronograma está sendo montado para que todos os ramos da Família Vicentina possam reunir-se em suas regiões e façam uma celebração fervorosa para manifestar o grande carinho que temos por esses dois grandes santos, que nos inspiram a servir e evangelizar os Pobres”, explica o Presidente da Família Vicentina.
No Brasil, além das celebrações que serão feitas em cada ramo e unidade da Família Vicentina, é programada uma grande celebração em nível nacional, que deverá ser anunciada em breve, após alguns ajustes quanto ao local.
Muitos subsídios surgiram nos últimos meses para ajudarem nas reflexões dos ensinamentos e testemunhos de Vicente e Luisa, porém, o destaque fica – segundo o padre Mizaél Poggiolli – para as 12 fichas de reflexão, que foram preparadas pela Família Vicentina do Mundo inteiro. O conteúdo dos textos mostra como eles viveram e como manifestaram sua fé por meio de ações concretas no serviço aos Pobres. Este material pode ser encontrado nas páginas da web da Família Vicentina: famvin.org/anniversary
Os 12 temas também estão compilados no livro ‘Caridade-Missão’, que pode ser encontrado na sede do Conselho Nacional do Brasil (secretaria@ssvpbrasil.org.br) ou também com o padre Mizaél (mizaelpoggioli@uol.com.br).
Finalizando, padre Mizaél lembra que esta é uma ótima ocasião para se redescobrir os exemplos do apostolado dos dois santos: “Um dos serviços mais especiais que se pode tirar dos exemplos de Vicente de Paulo e de Luisa de Marillac é ensinar as pessoas a serem semelhante ao Jesus de São Vicente e de Santa Luisa de Marillac. Isto é: seguir Cristo Evangelizador e Servidor dos Pobres”.

Fonte: adaptado da revista Boletim Brasileiro (março/abril)