Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Junho é mês de consagração

Vicentino que segue afinco a Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) sabe que na primeira reunião de junho deve ser recitado o Ato de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus, nas Conferências, Conselhos, Obras Unidas e Unidades Auxiliares. No entanto, aqueles que ainda não fizeram a oração, ainda estão em tempo. Ela pode ser rezada durante todo o mês.
Para que os confrades e consócias possam acompanhar esta sugestão do Conselho Nacional do Brasil (CNB), o site SSVPBRASIL divulga na íntegra o Ato de Consagração, que também está disponível nas páginas 268 e 269 da Regra (edição 2007).

SAIBA MAIS
No dia 5 de fevereiro de 1872, a Sociedade de São Vicente de Paulo foi solenemente consagrada, na França, ao Sagrado Coração de Jesus. Todo ano é renovada esta consagração.

Ato de Consagração da Sociedade de São Vicente de Paulo ao Sagrado Coração de Jesus
Clementíssimo Jesus, que, por misericordioso desígnio, Vos dignastes abrir o Vosso dulcíssimo Coração aos homens, para os salvardes e enriquecerdes com inefáveis tesouros de amor que encerra, a Vossos pés vêm hoje os membros das Conferências de São Vicente de Paulo consagrar-se inteiramente a esse divino e amantíssimo coração.
Reconhecemos que este oceano infinito de Caridade é a origem e fonte de todas as graças e de todos os benefícios que a nossa Sociedade tem operado no mundo. E, querendo agora que tudo volte ao seu princípio, nós Vos consagramos, com pleníssima e irrevogável doação, as nossas pessoas com todas as faculdades e com todas as operações de sua atividade. Não só reconhecemos, acatamos e adoramos o Vosso supremo domínio e os inauferíveis direitos que tendes sobre os indivíduos e as nações, mas queremos viver para dilatar na terra o Vosso reinado de caridade, união e paz.
Por isso, Vos consagramos também as nossas famílias com todos os seus membros, os nossos trabalhos, obras, bens e empreendimentos.
Reinai em nossos corações com a Vossa graça, em nossas famílias com a Vossa paz e amor, e no seio da sociedade com a Vossa autoridade soberana e com a observância plena dos Vossos mandamentos.
Nós Vos consagramos, de modo especial, os Pobres que visitamos e constituem, para nós, outra família adotiva que Vós nos doastes.
Abençoai-os a eles, Senhor, dando-lhes resignação, fé, confiança e amor nos sofrimentos; e abençoai-nos, concedendo-nos entranhas de fraterna caridade para com eles. Para cumprir a Vossa lei e imitar o Vosso exemplo, não só procuraremos amá-los como a nós mesmos, mas veremos sempre neles, com os olhos da fé, a Vossa Adorável Pessoa, pois, num excesso de misericórdia, tomais como feito a Vós quanto por eles
fizermos.
Dedicamos e consagramos à Vossa Pessoa Divina e ao Vosso Sacratíssimo Coração à Sociedade de São Vicente de Paulo, com todos os seus Conselhos, todas as Conferências e todas as Obras Assistenciais.
Dignai-Vos, dulcíssimo Jesus, aceitar benigno esta nossa oblação e resolução e recebei-nos dentro do Vosso amantíssimo e Divino Coração, que será sempre a nossa perpétua morada, a fim de que, vivendo sempre em perfeita união convosco na terra, mereçamos, na hora do passamento, ouvir de Vossos lábios divinos: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí o reino que vos está preparado desde o princípio do mundo.

Fonte: da redação do SSVPBRASIL