Páginas

terça-feira, 1 de junho de 2010

Termina Assembleia Geral Extraordinária do CGI


Hoje foi dia de despedidas para os participantes da Assembléia Geral Extraordinária do Conselho Geral Internacional (CGI), que elegeu o novo presidente, Michael Thio. O evento foi realizado em Salamanca (Espanha).
Dentro da programação, houve a apresentação das conclusões feitas em grupos, sobre: ‘Justiça Social’, ‘Juventude’, ‘Mudança Sistêmica’ e ‘Formação’. Também foram aprovados: os relatórios financeiros e do secretário, além do orçamento do CGI para 2011, a data da posse do novo presidente (27/9) e a data da próxima assembleia, realizada em 2016.
“Eu acredito na mudança sistêmica”, afirma novo presidente

O evento foi encerrado com o discurso do novo presidente do CGI, Michael Thio. Ele agradeceu o apoio recebido e parabenizou Torremocha pelo trabalho feito à frente do Conselho Geral Internacional. Também disse que dará continuidade aos programas já existentes.
Michael Thio é enfático ao afirmar: “Eu acredito na mudança sistêmica. Temos que mudar para melhorar”. Ele ainda pede. “Ozanam foi um homem de profunda fé, que defendia a causa dos Pobres; temos que aumentar nossa espiritualidade; trabalhar e rezar de formas eficientes. A oração deve ser o centro de tudo”.
O novo presidente terminou o pronunciamento, com uma citação da ma madre Teresa de Calcutá, que dizia: “O que você é, é um dom de Deus para você; o que você faz de si mesmo é o seu dom de Deus”.

Michael Thio anuncia mesa diretora

Na reunião de encerramento, Michael Thio anunciou os nomes dos membros da diretoria do CGI: Brian O'Reilly, vice-presidente geral (Irlanda); Bruno Ménard, secretário geral (França) e Liam Fitzpatrick, tesoureiro geral (Irlanda). Juan Tirado continua como diretor executivo.
Outras nomeações serão posteriormente divulgadas.

PROPOSTAS DE TRABALHO DO NOVO PRESIDENTE
- Buscar e reforçar a internacionalização da Sociedade de São Vicente de Paulo;
- Empreender uma iniciativa de marketing e comunicação para promover e dar notoriedade à SSVP, contribuindo também com o recrutamento de novos membros, em particular os jovens;
- Estender nossos serviços e apostolado pelo projeto de ‘Mudança de estruturas’;
- Estender nossa colaboração com outros membros da Família Vicentina e outras organizações missionárias e de caridade; católicas e cristãs;
- Reforçar a formação espiritual dos membros e líderes, com programas de desenvolvimento e formação, com a contribuição da Fundação Bailly e Lallier;
- Conservar uma situação financeira sólida para a continuação da ajuda global aos menos favorecidos;
- Trabalhar com o estabelecimento oficial da Sociedade na China que, devido ao elevado índice populacional, nos dá uma grande oportunidade de incluirmos nosso apostolado;
- Manter uma relação sólida com a hierarquia da Igreja, e defender os oprimidos e os Pobres, promover o respeito dos Direitos Humanos para restaurar e preservar a dignidade humana.

Fonte: da redação do SSVPBRASIL