Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

48ª AG: CNBB lança Manual de Procedimentos Administrativos para a Igreja no Brasil

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nessa segunda-feira, 10, no plenário da sua 48ª AG, que acontece na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília, o Manual de Procedimentos Administrativos. O livro tem por objetivo disponibilizar às dioceses do Brasil um instrumento de trabalho facilitador no complexo processo da administração dos bens e serviços da Igreja nas comunidades. O Manual é direcionado, principalmente, às mitras diocesanas, suas paróquias, comunidades e outras instituições.
De acordo com o integrante do grupo que escreveu a obra e responsável pelo início dos trabalhos, padre Aleixo W. Souza, o material é uma proposta da Conferência para atender os gestores da Igreja no Brasil nas mais diversas situações eclesiais.
“A proposta é que todas as paróquias do Brasil contem com esse Manual. Não existe pretensão de impor, criar diretrizes, mas sim o interesse de disponibilizar um instrumento de trabalho. É uma proposta da CNBB para responder a tantas perguntas concretas do mundo da gestão eclesial”, explicou o sacerdote.
Padre Aleixo argumenta ainda que o material é de suma importância para a Igreja hoje. Ele disse que a necessidade de um subsídio para a gestão vai diminuir algumas falhas que são cometidas nas dioceses, paróquias e comunidades. “Bispos, padres, gestores de comunidades, e outros, trazem questões, perguntas e muitas dificuldades. Às vezes pela falta de conhecimento ou pela precipitação de algum administrador que não conhece bem a legislação de cada área da gestão, acaba-se cometendo imprudências danosas, desastrosas e irrecuperáveis. E o Manual vem para sacar essas dificuldades”.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário