Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

Lideranças vicentinas da América do Sul se reúnem em Encontro Nacional

Cerca de 50 dirigentes vicentinos dos Conselhos Nacionais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai – nações que integram a Vice‐presidência Territorial Internacional “América Sul Equatorial” da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) – compareceram ao 1º Encontro Territorial, realizado em Foz do Iguaçu (Brasil), nas dependências do Hotel Carimã, nos dias 14 e 15 de fevereiro passado. O evento também contou com a presença de assessores espirituais (padres ou irmãs vicentinas) dos países da região.

Vale ressaltar que o 1º Encontro Territorial da SSVP só pôde ser promovido devido à doação de recursos provenientes do Conselho Geral e do Conselho Nacional dos Estados Unidos, complementados com a doação feita pelo Brasil (Conselho Nacional e Conselhos Metropolitanos de São Carlos e São Paulo) e pelo Conselho Superior da República Argentina. “Agradecemos a todos que apoiaram economicamente nosso evento, pois sem essa ajuda seria impossível realizar esse sonho”, comentou o cfd. Renato Lima, Vice‐presidente Territorial Internacional e coordenador do encontro, ao discursar na abertura.

Com o tema “Aprimorar nossa gestão para melhorar servir ao pobre”, o Encontro Territorial contou com cinco palestras: “Jumelage” (csc. Carmela Addante, vinda do Canadá especialmente para o evento), “Movimento de Juventude Internacional” (cfd. Julien Spiewak, que veio da França para prestigiar o encontro), “Projetos, iniciativas e agenda trabalho” (cfd. Renato Lima), “Conferências de Crianças e Adolescentes” (cfd. Júlio César Marques de Lima) e “Diário de uma presidente de Conselho Nacional” (csc. Ada Ferreira). Além das palestras, os presidentes nacionais apresentaram suas estatísticas (como o número de Conferências, Conselhos e Obras), mostraram vídeos e fotos e enfatizaram seus projetos e desafios futuros.

Durante o evento, houve a celebração da santa missa, presidida pelo padre Lourenço Mika (Congregação da Missão), concelebrada por outros padres vicentinos (Oscar Dâmaso, Luis de Fina e Wilfrido Aguilera). Os grupos de trabalho debateram ativamente a situação atual de cada tema (juventude, formação e jumelage, ou União Fraternal Internacional) nos países da área. Também o cfd. Luís Manuel Larrosa, da Argentina, apresentou um projeto de artesanato muito interessante e que poderá render recursos para a SSVP e os pobres assistidos.

Lamentando a ausência, por conta de agenda, várias personalidades vicentinas internacionais enviaram mensagens, que foram lidas durante o encontro. Foram saudações encaminhadas pelo cfd. José Ramón Díaz‐Torremocha (presidente geral internacional), cfd. Huáscar Nabuco (vice‐presidente geral), cfd. Michael Thio 2

(coordenador da Comissão Técnica Territorial) e o cfd. Joe Flannigan (presidente do Conselho Nacional dos Estados Unidos da América). Também o padre Gregory Gay, superior‐geral da Congregação da Missão, enviou sua mensagem aos participantes do evento, opinando sobre os temas postos em debate (juventude, formação e jumelage).

Foi aprovada, ainda, a “Carta de Foz do Iguaçu”, uma declaração com 10 metas de trabalho que nortearão as ações da SSVP nos próximos dois anos nos oito países da região.

O cfd. Renato Lima, em sua fala de encerramento, agradeceu a Deus pela realização do encontro e pediu a todos que reproduzissem o conteúdo das palestras e das discussões em seus países. “Valeu muito pela troca de experiências entre os países e pela convivência que tivemos nesses dois dias. Agora, estamos mais nivelados em termos de informações e podemos caminhar juntos para novos desafios”, destacou o cfd. Renato Lima. Registre‐se ainda que, durante o evento, foram lidas várias partes do livro “Laical”, doado pelo Conselho Nacional da Espanha.
Carta de Foz do Iguaçu

Nós, dirigentes vicentinos abaixo‐assinados, integrantes dos Conselhos Nacionais ou Superiores das oito nações que integram a Vice‐presidência Territorial Internacional América Sul Equatorial (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) no âmbito do Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), reunidos no 1º Encontro Territorial, realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2010, na cidade de Foz do Iguaçu, Brasil, após amplos debates e reflexões, sempre para melhor servir ao pobre e sob a inspiração do Divino Espírito Santo, na busca de uma maior integração sul‐americana, comprometemo‐nos a cumprir, pelos próximos dois anos, a seguinte agenda de trabalho:



1. Buscar, incansavelmente, a unidade no seio da SSVP e a gestão prudente de nossos bens e patrimônio, tanto nos Conselhos quanto nas Obras assistenciais, defendendo a Regra vicentina,com suas virtudes e imperfeições, em sinal de pertencimento à Sociedade e de harmonia com os princípios e diretrizes emanados do Conselho Geral Internacional da SSVP, em sintonia com os ideais de Ozanam e dos demais fundadores.

 
2. Apoiar atividades de formação vicentina e cristã, bem como estimular a espiritualidade dos consócios, melhorando a capacitação dos vicentinos na busca de nossa santificação pessoal, estimulando o debate e a reflexão crítica sobre as causas e as consequencias da pobreza, e como o sistema econômico vigente produz efeitos nocivos, gerando desigualdades sociais e regionais.
3. Investir na juventude, abrindo‐lhe espaços na gestão administrativa da SSVP, criando projetos voltados para seu crescimento em todos os aspectos, apoiando suas iniciativas e ouvindo seus anseios.
4. Criar Conferências de Crianças e Adolescentes (CCAs) em todas as capitais de nossos países, assim como nas cidades regionais e capitais provinciais (estaduais), como opção para as crianças e adolescentes para a prática da caridade, observando as experiências já estabelecidas e as diretrizes emanadas pela Vice‐presidência Territorial Internacional “América Sul Equatorial”.
5. Aproximar‐se, cada vez mais, dos demais ramos da Família Vicentina, desenvolvendo projetos comuns, promovendo eventos conjuntos e compartilhando nossa espiritualidade, que consiste no maior legado de São Vicente de Paulo.

6. Ampliar a jumelage (União Fraternal Internacional) de três maneiras: a) entre nossos países; b) com países em melhores condições econômicas; e c) dentro de cada país. Também organizar novas parcerias e projetos, sempre prestando contas com transparência das iniciativas em marcha.
7. Valorizar, fortalecer e estimular a criação dos Conselhos Particulares (ou de Zona), pela importância que eles possuem dentro da estrutura e hierarquia da SSVP, ao servirem de elo para o desenvolvimento das Conferências e dos escalões superiores, auxiliando na administração vicentina e na descoberta de novas lideranças.

 
8. Criar mais canais de comunicação em nossos países para melhorar o fluxo das informações entre os vicentinos e os demais ramos da Família Vicentina, utilizando especialmente as novas tecnologias de forma eficaz e útil.
9. Estimular os novos talentos nas Conferências e Conselhos, abrindo‐lhes oportunidades, para que haja sempre a renovação de ideias e de vigor nas lides vicentinas.
10. Exortar nossas Conferências, Conselhos e Obras a serem, de fato, a voz dos pobres, o rosto dos que sofrem, as mãos dos oprimidos, os olhos dos que padecem e o abrigo dos desafortunados, vendo a face de Cristo no irmão mais necessitado e nos próprios confrades e consócias. Servir aos que sofrem de forma desinteressada, na busca de uma vida digna e produtiva dos assistidos de nossas Conferências e daqueles confiados aos cuidados de nossas Obras Assistenciais vicentinas, com desapego do nosso próprio parecer.



Foz do Iguaçu (Brasil) – 15 de fevereiro de 2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário