Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

Francisco de Sales, nosso Padroeiro

Bispo e Doutor da Igreja, Francisco nasceu no castelo de Sales na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. Aos 14 anos foi mandado para a grande Universidade de Paris que, na época, com 54 faculdades, era um dos grandes centros de estudos. Ali destacou-se em retórica, filosofia e teologia. Jovem ainda fez voto perpétuo de castidade e colocou-se sob a proteção da Virgem Santíssima. Aos 18 anos foi tentado terrivelmente por uma sensação de desespero e condenação ao inferno, o que só venceu com fervorosa oração aos pés de Nossa Senhora.

Aos 24 anos doutorou-se em Direito, em Pádua, Itália. Foi ordenado padre a 18 de dezembro de 1593. Em 1602 tornou-se bispo de Genebra, aos 32 anos. Escreveu várias obras. No famoso "Tratado do Amor de Deus", escreveu: "A medida do amor é amar sem medida". Foi diretor espiritual de Santa Joana Francisca de Chantal, desde 1604 em Dijon, com quem fundou a Ordem da Visitação em 1610.

Sua obra mais famosa é a "Introdução à Vida Devota".

Faleceu aos 56 anos, em 28 de dezembro de 1622, em Lion. Sua beatificação foi em 1662, a primeira realizada na Basílica de São Pedro em Roma, onde foi canonizado três anos mais tarde. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 24 de janeiro.

Declarado Doutor da Igreja em 1877, pelo Papa Pio XI, este também o proclamou padroeiro dos jornalistas. São Francisco de Sales foi contemporâneo e grande amigo de São Vicente de Paulo, que vivia em Paris e o escolheu como seu diretor espiritual.

Assim São Vicente se referia a São Francisco: "Este servo de Deus conformou"se tão bem com o modelo divino que muitas vezes me pergunto com admiração como uma criatura " dada a fragilidade da natureza humana " pôde alcançar tão elevado grau de perfeição ... Sou levado a ver nele o homem que, dentre todos, mais fielmente reproduziu o amor do Filho de Deus sobre a terra".

Gostava São Francisco de Sales dizer: "Se erro, prefiro que seja por excesso de bondade que por demasiado rigor". A extraordinária mansidão que possuía foi fruto de muitos esforços e trabalhos.

São Francisco de Sales foi inspirador de Dom Bosco, outro extraordinário santo da Igreja, quando da fundação da sua Congregação, que recebeu o nome de Salesianos.


(Cfr. Gesiel Júnior)


Oração

Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de São Francisco de Sales, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário