Páginas

sábado, 18 de setembro de 2010

Aparecida na rota do turismo religioso


Maior Santuário Mariano do Mundo entre os pacotes da agência oficial do Vaticano

O Vaticano irá incluir o Brasil na rota do turismo religioso, e a venda dos pacotes pela agência oficial do Vaticano, a Ópera Romana Peregrinações, começam em outubro.
A parceria foi firmada nessa última terça -feira (14), no Vaticano, mas o Ministério de Turismo divulgou nessa quinta-feira (16), as cidades que foram indicadas inicialmente.
Além de Aparecida (SP), onde está localizado o maior Santuário Mariano do Mundo, estão as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e as cidades históricas mineiras são indicadas.
Para o administrador-ecônomo do Santuário Nacional, padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, a notícia traz grande alegria ao Santuário da Mãe Aparecida.
“O Santuário Nacional, acolhe com alegria a notícia. Temos muito o que partilhar em termos de devoção espiritualidade e acolhida. Ao mesmo tempo, a possibilidade de ampliação do número de visitantes estrangeiros, nos estimula a continuar investindo na infraestrutura de acolhimento, como já estamos fazendo nas obras da Basílica e na Cidade do Romeiro. Oxalá a cidade de Aparecida se prepare, e que nela haja investimentos dos órgãos brasileiros ligados ao turismo”, disse.

Ministério de Turismo espera expandir o potencial do turismo religioso no Brasil
De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo em 2007 para a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 3,6% dos entrevistados declararam a religião como motivação para viagens.
Considerando o volume total das viagens realizadas no país, estimada em 225 milhões, o resultado significaria um volume de cerca de 8 milhões de viagens.
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, estima que a parceria com o órgão que já divulga destinos mundialmente famosos como Santiago de Compostela, na Espanha, e Fátima, em Portugal, “deve proporcionar um grande impacto no fluxo turístico estrangeiro para nosso país”.
O roteiro ainda está sendo estudado e definido pela equipe do Vaticano e representantes de operadoras brasileiras.
A expectativa é que os primeiros pacotes comecem a ser vendidos no congresso da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), em outubro, no Rio de Janeiro.
Mas o impacto maior está previsto para junho de 2011, quando acontece o Josp Fest (Festival Internacional dos Itinerários do Espírito), na Itália.
Enquanto o Vaticano avalia os destinos que vai divulgar para os peregrinos, alguns estados brasileiros como Bahia e Minas Gerais, se antecipam na divulgação da vocação para o turismo religioso.
Nos próximos meses, o administrador da agência Vaticano, padre Caesar Atuire, deve vir ao Brasil com uma comitiva.
Nesta oportunidade, o governo brasileiro pretende apresentar outras opções nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, além de destinos de ecoturismo como Amazônia, Foz do Iguaçu e o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.
Segundo o assessor de imprensa do Ministério de Turismo, Ronoald Freitas, o acordo firmando entre o Ministro Luiz Barreto e o Vaticano será uma forma de apresentar o Brasil para os católicos de todo o mundo, mostrando um país que vai muito além dos estereótipos.
A Ópera Romana foi criada em 1934 com o objetivo de levar peregrinos aos principais santuários do mundo, os chamados “itinerários do espírito”. Ao longo dos anos, tornou-se uma das maiores promotoras de tradicionais destinos católicos do mundo.

Fonte: Santuário Nacional