Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Membros da diretoria avaliam primeiro ano de mandato


No dia 6 de setembro do ano passado, a consócia Ada Ferreira assumia a presidência do Conselho Nacional do Brasil (CNB) da Sociedade de São Vicente de Paulo, em uma solenidade na Barra da Tijuca (RJ). Nessa última segunda-feira, completou um ano da posse. Para avaliar esse período, membros da diretoria comentaram os avanços dos respectivos Departamentos (VEJA DEPOIMENTOS ABAIXO).
Também no fim de semana, na reunião do CNB, Ada Ferreira agradeceu o apoio de todos os vicentinos brasileiros.

Coordenação de Crianças e Adolescentes
“Em nível de CCA, penso que as visitas realizadas foram um grande passo para o crescimento da coordenação. Minha equipe e eu conhecemos um pouco da realidade dos Conselhos Metropolitanos visitados. O concurso ‘Pintando a Fraternidade’, parceria da CCA e do Decom, foi um sucesso. A participação foi muito positiva. A expectativa agora é o Encontro Nacional das CCA’s no Conselho Metropolitano de Uberaba. Estamos com 100% dos CM’s inscritos para este Evento. Para nós, este momento será um marco para o trabalho, uma aproximação do CNB e CM’s. Também está em fase de conclusão a Revista Turma do Vicente nº 04 e a reformulação das páginas da CCA no Boletim, para que seja um espaço voltado para a formação”. - Josiane Guiducci, coordenadora nacional de CCA


Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam
“Os avanços na Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo) são os seguintes: o encaminhamento da reformulação dos Módulos da Ecafo, já existentes; reunião de planejamento com os coordenadores das regionais; realização do Encontro Nacional da ECAFO, palestra sobre Formação no Encontro Nacional do DENOR (considero esta parceria o maior avanço)”. – José dos Santos, coordenador nacional da Ecafo

Comissão de Jovens
"Um ano de mandato, um ano de aprofundamento na visão e atenção ao jovem assistido, atendendo ao clamor da CNBB de que os jovens evangelizem os jovens, e assim, despertando a atenção de nossas Comissões de Jovens aos jovens inseridos na SSVP, não inseridos na SSVP e por ela acompanhados". – Talita Yamada, coordenadora da Comissão Nacional de Jovens

Departamento de Comunicação
“Acredito que a comunicação na SSVP do Brasil no último ano avançou muito, devido a uma nova segmentação de ideias e ações desta nova gestão, que visa fortalecer a transformação social, a espiritualidade e o retorno às origens. Com isso, criamos um planejamento que contempla o desenvolvimento de projetos com o lema - Comunicação que transforma vidas. Além de estreitar o vínculo e o contato com os vicentinos do Brasil e de outros países, fortalecemos a imagem externa da SSVP. Reformulamos o site da instituição que hoje é voltado para os vicentinos, voluntários, doadores e pessoas que queiram conhecer a Sociedade. Iniciamos um trabalho inédito quando começamos a transmitir eventos da SSVP com cobertura em tempo real, dando oportunidade para que os vicentinos acompanhem as principais decisões e atividades da entidade no Brasil e no mundo. A interatividade e os concursos desde o de desenhos até o de pautas para o Boletim também foram empreitadas de sucesso neste primeiro ano. É preciso destacar ainda o retorno do Encontro Nacional de Comunicação, realizado em março e que definiu importantes rumos para que os processos comunicacionais sejam mais dinâmicos, abrangentes e funcionais. Um ponto que norteia nossa linha de atuação é o ouvir. Estamos sempre atentos, buscando sugestões, ouvindo os internautas, a diretoria e todos aqueles que participam ativamente da SSVP, para que possamos criar iniciativas que realmente dão resultados. E a partir desta escutátoria, vamos realizando a transformação necessária. Exemplo disso foram as mudanças na Romaria Nacional deste ano, o processo de assinaturas do Boletim online e a criação do Selo de Comunicação, que dará mais qualidade à mídia vicentina. E ao completar um ano de gestão, mais um importante passo foi dado: a reformulação do Boletim Brasileiro que ganha um novo projeto gráfico e passa a ser todo colorido. Nossa forma de atuação é prezar pelo imediatismo em comunicar, por isso, trabalhamos com o processo online-ontime e full time que expressam uma comunicação que abrange a todos, que inclui e agrega informação de qualidade. Tudo isso só acontece com a colaboração de todos, e principalmente com o apoio da diretoria do CNB. Temos ainda importantes metas para serem concretizadas e já estamos atuando na construção de uma campanha publicitária para divulgar a SSVP na mídia local e nacional. Como mensagem final, recordo-me de uma frase que trabalhamos em nosso Encontro Nacional: a maior comunicação é aquela que vem do coração. É preciso nos lembrarmos sempre que nossa missão é movida pelo amor”. – Ricardo Fonseca, diretor nacional de Comunicação
Fonte: da redação do SSVPBRASIL