Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Igreja forma frente de reconstrução religiosa do Haiti

Um encontro em Miami, Estados Unidos, entre bispos do Haiti, episcopados de vários países e instituições financeiras, abordou a reconstrução religiosa do país caribenho. Um acordo que estabelece formalmente um órgão consultivo internacional responsável pela avaliação e construção de cerca de 70 igrejas destruídas pelo terremoto foi assinado durante a reunião.

O Episcopado do Haiti será o condutor do projeto que terá a participação da Conferência dos Religiosos do Haiti, a Agência para a solidariedade na América Latina da Conferência Episcopal da Alemanha, o episcopado americano, o Catholic Relief Services e a Sociedade São Vicente de Paulo.

Segundo o jornal vaticano L'Osservatore Romano, a atenção será concentrada na avaliação e realização dos projetos enquanto o objetivo é envolver a população local, com a finalidade de que a mesma se torne independente das ajudas externas. “Também será possível aos doadores acompanhar em detalhes o progresso feito na reconstrução”, disse o Núncio Apostólico no Haiti, dom Bernard C. Auza, “mas, apesar dos 33 milhões de dólares recolhidos, seriam necessários ulteriores fundos”. Sobre os projetos, que preveem a reconstrução de todas as estruturas religiosas, no entanto, ainda não foi aberto nenhum canteiro de obras.

Fonte: da redação do SSVPBRASIL