Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Portas da Biblioteca do Vaticano foram reabertas

A Biblioteca do Vaticano reabre as portas após três anos de reformas.

Hoje (13) será realizada uma coletiva de imprensa pela inauguração da Biblioteca Vaticana reformada, mas esta só será aberta ao público no dia 20 de setembro.

As obras foram iniciadas em 2007, e neste mesmo ano, o Papa Bento XVI visitou as obras.

Nesta ocasião, o Papa declarou que o “o espírito de universalidade, típico de cada autêntico saber, é o que faz da Biblioteca Vaticana uma acolhedora casa de ciência, cultura e humanismo, a qual abre suas portas a estudiosos provenientes de todas as partes do mundo, sem distinção de religião e cultura”.
Agora a Biblioteca abre suas portas novamente nesse mesmo espírito, porém com grandes inovações, principalmente tecnológicas.
Todas as operações passam a ser automatizadas, através de uma carteirinha munida de micro-chip que identifica o usuário desde o momento da sua inscrição.
Muitos serviços serão fornecidos online e todas as dependências disponibilizarão aos usuários uma rede de acesso à internet sem fio.
Segundo o prefeito da Biblioteca Apostólica Vaticana, dom Cesare Pasini, “a biblioteca estará disponível e aberta, com seus livros e todos os serviços demandados, a todos que quiserem aprofundar seus conhecimentos, estudar e pesquisar”.

Com informações da Rádio Vaticano

Foto: Divulgação