Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Blog homenageia capela que fica à frente da sede do CNB

Quando os vicentinos chegam à sede do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), eles imediatamente se deparam com a imagem de uma capela charmosa e bem conservada, pintada na cor rosa. Depois, entrado pelo portão lateral, os confrades e consócias entram ao CNB, que fica aos fundos, recebendo bênçãos do Menino Deus, patrono da pequena igreja. Para mostrar a beleza e história deste templo religioso, foi criado um blog em homenagem a ele. O link de acesso é: http://capeladomeninodeus.blogspot.com/
O blog é a oportunidade de os vicentinos que nunca foram ao RJ conhecerem a Capela do Menino Deus. Além de informações históricas e fotos da pequena capela que foi construída por escravos, há também um vídeo.

HISTÓRIA
A Capela do Menino Deus encontra-se onde foi o primeiro Recolhimento das Carmelitas Descalças do Brasil, fundado pelas irmãs Jacinta e Francisca, por volta de 1750. Construído por escravos, é o prédio mais antigo da rua do Riachuelo.
A capela pertence hoje à Sociedade São Vicente de Paulo que a restaurou. Conta a lenda que o telhado é de telhas feitas nas coxas dos escravos, e que na parte superior da abóbada existem marcas das mãos dos escravos que a construíram.
A igreja possui 70 metros quadrados e é tombada pelo patrimônio histórico.

Fonte: da redação do SSVPBRASIL