Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Um encontro para novos rumos

Momentos de espiritualidade, de formação e capacitação técnica. O Encontro Nacional do Denor dará novos rumos na administração vicentina. Com mais conhecimento e motivação, os 32 representantes de Conselhos Metropolitanos presentes no evento, a partir de agora criarão planos de ações para atuar de forma empreendedora na organização da SSVP. O estudo das legislações mostrou que elas precisam ser adotadas para servir melhor pessoas com vulnerabilidade atendidas pelos vicentinos. Mas como na SSVP, tudo tem que ser além do técnico, o coordenador João Alves Melo buscou mostrar seu plano maior de ação: o fortalecimento da espiritualidade com fonte nas origens. A nova visão ficou bem clara durante todos os momentos, nos pequenos gestos de cuidado da equipe do Denor Nacional em oferecer diálogo e atendimento aos participantes. Uma abertura que pode fazer toda a diferença na hora de decisões importantes serem tomadas nas bases.

O desafio agora é o repasse, a aplicação e a alteração de métodos, costumes e práticas que muitas vezes estão arraigadas em conservadorismo e tradição. Cabe a todos os confrades e consócias do Brasil serem multiplicadores desta nova proposta de fazer o dever de casa para melhor servir os Pobres, razão principal de nossa aceitação de encargos na SSVP.

Portanto, ao receber as instruções e informações sobre as diretrizes do Patrimônio e Obras Unidas é preciso que cada um, compreenda que as mudanças são feitas exclusivamente para atender o interesse dos mais vulneráveis , sobretudo para oferecer um serviço melhor a que nos escolheu para sermos parceiros. Afinal, a caridade sempre é uma via de mão dupla.

É preciso que todos os dirigentes, a começar pelo presidente da Conferência assumam os compromissos com a transformação social e com as mudanças que favoreçam a dignidade dos Pobres. É uma ação integrada para todos. É compreender que nossa missão consiste em servir com humildade e gratuidade, simplesmente servir em missão.

Ricardo Fonseca

Diretor Nacional de Comunicação da SSVP