Páginas

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Entusiasmo pela peregrinação de Nossa Senhora da Caridade do Cobre


Bento XVI concede indulgência plenária

Bento XVI concederá indulgência plenária aos que participarem da peregrinação e "Missão Nacional" com a imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, que já começou a percorrer Cuba, para preparar a comemoração dos 400 anos de aparição da imagem, evento que acontecerá em 2012.

O anúncio foi comunicado pelos bispos católicos da ilha, em uma mensagem de 8 de agosto, na qual declaram o início oficial desta peregrinação.

Como documenta o site da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba (http://www.iglesiacubana.org), a imagem de Nossa Senhora está suscitando devoção ao passar pelos diferentes cantos da ilha.

"Para preparar-nos espiritualmente e para celebrar com gratidão este dia significativo, nós, bispos católicos de Cuba, convocamos todos os fiéis devotos de Nossa Senhora da Caridade e demais pessoas de boa vontade - em particular os mais necessitados, pois são os que não poderão ir a Cobre visitar Nossa Senhora em seu Santuário - a participar da peregrinação da imagem da Virgem da Caridade que, partindo de Cobre passará por cada uma de nossas cidades, pelos campos, povoados e demais lugares de nossa querida pátria, convocando-nos em oração e nos unindo no amor", explicam os bispos.

A carta também explica as condições para poder receber a indulgência plenária, que poderá ser alcançada pelos católicos que "cumprirem fielmente as condições de costume (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Sumo Pontífice), que participarem devotamente de alguma celebração ou exercício piedoso diante da imagem da Virgem Peregrina solenemente exposta ou, se estiverem impedidos, que se unam espiritualmente, na presença de alguma imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria, àqueles que estão participando da peregrinação".

A imagem da Caridade Peregrina é a que se encontra na Paróquia de São Tomé Apóstolo, em Santiago de Cuba, e que, segundo a tradição, esteve muito ligada às lutas pela independência. Este mesmo trajeto nacional foi feito entre os anos 1951 e 1952 para celebrar os 50 anos da independência de Cuba, com a participação de milhares de fiéis que a veneravam.

A imagem de Maria foi encontrada em 1612, na baía de Nipe, boiando na água sobre uma tábua, na qual estava escrito: "Eu sou Nossa Senhora da Caridade". Foi levada às minas de Cobre, onde os povoados a receberam com profunda alegria e veneração. Foi declarada por Bento XV padroeira da ilha, em 1916.

Fonte: Zenit