Páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Filhos que abandonam pais em asilos, podem ser multados


A terceira idade é uma fase de desafios e que exige cuidados especiais. Mas é exatamente nessa fase que muitos idosos são abandonados em casas de repousos, sem o auxílio da família e de amigos. Para tentar acabar com essa situação um projeto de lei, que tramita no Congresso Nacional, pretende multar os filhos que não prestarem ajuda emocional aos pais idosos.

Enfrentar a terceira idade com qualidade de vida é um desafio para quem já passou dos 60 anos. Nessa fase da vida, as atividades cotidianas vão diminuindo e surgem as limitações de um corpo já cansado e vivido, já não se tem a mesma vitalidade, a rapidez dos movimentos é baixa e a coordenação motora também não é a mesma.

O desgaste do corpo e a incapacidade de viver sozinho, faz com que muitos procurem casas de repousos ou sejam encaminhados aos locais pelas famílias.

A multiplicação das casa de repouso têm feito com que elas se tornem a única opção para muitas famílias de idosos. Mas o que deveria ser solução muitas vezes acaba sendo um problema. Em muitas dessas casas a situação de abandono afetivo é grande.

Com o tempo muitos familiares e amigos deixam de visitar e se preocupar com os idosos internados. Para tentar acabar com esse problema, um projeto de lei pretende modificar o estatuto do idoso gerando pagamento por danos morais aos pais que forem abandonados por seus filhos.

A nova lei entende que nas relações entre pais e filhos não deve existir somente a prestação de auxílio material, mas também a necessidade de apoio, afeto e atenção indispensáveis para as pessoas de maior idade.

Para se tornar lei, o projeto deve passar ainda por comissões na Câmara dos Deputados. Se aprovados os filhos que colocarem os pais em casas de repouso e não prestarem assistência afetiva serão punidos com multas calculada de acordo com as possibilidades de cada um.

Fonte: Canção Nova