Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Hoje é aniversário de fundação da SSVP no Brasil

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no Brasil está em festa. Hoje (4) é aniversário da primeira Conferência Vicentina fundada no país, a São José, na cidade do Rio de Janeiro, que completa 138 anos.

A unidade vicentina ainda continua em atividade e conta com 10 membros. De acordo com Luiz Cláudio, presidente do Conselho Central Norte RJ, ao qual a Conferência está ligada, haverá uma solenidade em comemoração à data no próximo dia 14 de agosto, às 16h, na Basílica de Santa Teresinha, Rua Mariz e Barros, 354 – Tijuca – Rio de Janeiro – RJ.


NA FOTO ACIMA, ATUAIS MEMBROS DA CONFERÊNCIA SÃO JOSÉ, QUE DEU INÍCIO À SSVP NO BRASIL.

Início da SSVP no Brasil

Após as cerimônias religiosas em louvor a São Vicente de Paulo, celebradas na Capela da Santa Casa de Misericórdia no Rio de Janeiro, no dia 19 de julho de 1872, alguns leigos foram convidados pelos padres Lazaristas para jantar no Seminário Diocesano de São José.
Naquele jantar encontravam-se, dentre outros, o conceituado médico Dr. Pedro Fortes Marcordes Jobim, o ilustre advogado Dr. Antônio Socioso Moreira de Sá e o Dr. Francisco Lemos Farias Coutinho - Conde de Aljezur - um fidalgo a serviço de D. Leolpodina, a imperatriz do Brasil.
Depois do jantar, um dos presentes, motivado, talvez, pelas celebrações em louvor ao Pai da Caridade, referiu-se às maravilhosas obras que, em diversos países, a Sociedade de São Vicente de Paulo vinha desenvolvendo em favor dos Pobres, e acrescentou que estava realmente surpreso em saber que não existia, ainda, uma conferência vicentina instalada no Brasil - o grande país católico da América do Sul, onde as condições de vida dos menos afortunados reclamavam de imediato, a ação caritativa.
Diante de tais ponderações e movidos por inspiração divina, o Conde de Aljezur, o fundador da primeira Conferência em Portugal, e os confrades Pedro Jobim e Antônio Secioso, que já haviam frequentado conferências na Europa, decidiram, então, fundar uma em terras brasileiras.

A Primeira Conferência do Brasil
E, assim, no dia 4 de agosto de 1872, instalava-se, no Seminário Diocesano do Rio de Janeiro, a Conferência de São José, a primeira do Brasil que, além de seus fundadores, contava ainda com outros confrades.
Durante a sessão foi eleito presidente o confrade Aljezur, que nomeou os confrades Pedro Jobim, para secretário, e Antônio Secioso para tesoureiro.
A conferência de São José foi agregada em 16 de novembro de 1872(*), sendo, portanto, esta a data em que se considera a implantação oficial da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil.


(*) - algumas publicações consideram a data de 16 de dezembro de 1872 como a data de agregação da conferência de São José.
Conde de Aljezur Francisco Lemos Faria Pereira Coutinho, 1º Conde de Aljezur, faleceu aos 99 anos de idade na cidade Petrópolis-RJ. Empregou toda a sua existência no exercício da caridade cristã. Foi um dos fundadores no Brasil, em 1872, das Conferências Vicentinas. Era fidalgo da Casa Imperial e companheiro inseparável do imperador D. Pedro II em suas caminhadas diárias pelas ruas de Petrópolis.
Acompanhou D. Pedro II ao exílio, só retornando ao Brasil após a morte do monarca. Possuía a Comenda de 1ª classe da Ordem Sueca da Estrela Polar e tinha o grau de cavalheiro da ordem de Cristo do Brasil, bem como a de São Gregório Magno de Roma. Era casado em segundas núpcias com D. Anna Saldanha da Gama, virtuosa irmã do Almirante Luiz Felipe Saldanha da Gama.

Fonte: da redação do SSVPBRASIL