Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Chile: dia da solidariedade em memória de Santo Alberto Hurtado



"Comece doando-se. Quem se doa, cresce. Mas não se doe a qualquer um, nem por qualquer motivo, mas àquilo que realmente valha a pena", dizia Pe. Alberto Hurtado em um de seus escritos.

Os chilenos recordam nesta quarta-feira este santo jesuíta (1901-1952), fundador da Casa de Cristo, com um dia de solidariedade que acontece em sua homenagem.

Há três anos, diversas instituições sociais se uniram a esta celebração. No primeiro ano, o lema foi “escutar e fazer o bem”, no segundo, “comprometer-se em fazer o bem”.

Estas ações solidárias são realizadas neste ano para ajudar os afetados pelo terremoto que atingiu grande parte do território chileno em 27 de fevereiro. O lema para esta versão é “Uma ação vale mais que mil palavras”.

“Para nós, a construção de uma sociedade não é a construção do mercado. É a construção que se faz a partir de Deus, que nos ama e convida a construir a civilização do amor, onde nosso olhar esteja voltado aos que sofrem e os aflitos”, afirma o padre Rodrigo Tupper, vigário para a Pastoral Social arquidiocesana.

O padre Tupper disse que uma das histórias que mais o comoveu, depois do terremoto do Chile, foi a de um casal que perdeu todos os seus pertences, exceto a sala de jantar de sua casa. Assim, decidiram criar um refeitório comunitário.

“O amor nos convida a sair de nós mesmos. O amor por natureza não é egocêntrico. É o amor que vai nos ajudar a construir uma sociedade mais fraterna”, afirmou.


Fonte: Zenit