Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SÃO VICENTE DE PAULO, PADRE


Pe. Lucas

São Vicente de Paulo já tem sido estudado e analisado por biógrafos e especialistas, sob vários ângulos de sua multiforme personalidade.
Sinal de sua vitalidade para o passado e o presente.
Sua figura imponente e gigantesca, vista num relance, torna-se muito humana e próxima, quando contemplada nos detalhes.
Aquele que o Papa João Paulo II qualificou de “arauto da misericórdia e da ternura de Deus”, continua a projetar, tantos séculos depois, sua luz inspiradora para os dias de hoje.
Dentre os vários títulos que emolduram sua pessoa e suas biografias, existe um que resume todos os demais: São Vicente de Paulo, Padre.
Retrato de corpo inteiro...
Este título de glória, sua missão, seu compromisso, seu projeto de vida, seu desafio maior e seu temor, até os últimos anos de existência.
Formado na Teologia clássica de Trento e na espiritualidade daí decorrente- sacerdos alter Christus-, soube, como o homem prudente do Evangelho, tirar deste tesouro coisas novas e velhas...
Suas intuições originárias e originais lançam luzes esclarecedoras sobre a missão sacerdotal.
Não parou, deslumbrado, diante da dignidade da fundação sacerdotal, descrita, com arroubos de eloqüência, pelos grandes pregadores e autores espirituais.
Fixou seu olhar lúcido e crítico sobre o único sacerdote e mediador, Jesus Cristo.
Jesus, pregador ambulante, homem do povo, cercado pelos pobres, doentes, aleijados, marginalizados; profeta corajoso contra os falseadores do verdadeiro culto ao Deus verdadeiro; pastor incansável em busca das ovelhas abandonadas e dispersas; mestre singular, contador de histórias provocantes- suas parábolas-, que mexiam com o mais íntimo das pessoas. Foi aí que São Vicente encontrou a fonte de sua teologia do sacerdócio e, em conseqüência, sua estratégia pastoral e missionária.
O padre, sobretudo o missionário, deverá ser um homem do povo.
Vivendo seus problemas e experimentando suas dificuldades. Sempre inserido em seu meio, sempre a seu serviço.
O Padre, a exemplo de Cristo, procurará viver as virtudes: Simplicidade, Humildade, Mansidão, Mortificação e Zelo.
Sua missão será o serviço que se estende desde a catequese às crianças, aos pobres e rudes, até ao serviço material dos doentes e necessitados.
Sua pregação será simples, modesta, objetiva.
São Vicente percebeu como a oratória estava sendo utilizada mais como um adorno, uma demonstração de força, de cultura refinada, verdadeira discriminação social: um acréscimo a mais às pompas das cerimônias e esplendor dos templos, já tão ricos.
Empreende, então, a reforma da pregação entre os seus e os de fora.
O culto será a celebração da verdadeira conversão.
Dignidade das cerimônias, nos cantos, na celebração de todos os Sacramentos, na recitação do Ofício Divino.
Necessidade de uma catequese permanente em todos os níveis.
O missionário não poderia perder nenhuma ocasião de instruir e exortar, sobretudo os pobres e os mais rudes que encontrasse.
O pobre povo do campo está abandonado.
Há padres demais em Paris e nas grandes cidades: religiosos e clérigos em excesso, mas não há padres pastores, missionários...
Urge primeiro cuidar do clero, despertá-lo do seu torpor, de sua ganância, de sua ignorância.
O Clero não poderia continuar sendo um meio fácil de vida, um status social, uma classe.
Seu estatuto básico seria o serviço total e abnegado, sua dignidade: sua missão junto ao povo.
São Vicente prega então as virtudes comuns aos batizados. Imbuído pela mística Paulina do mistério pascal- morte e ressurreição- prega a todos a vocação à santidade, ao testemunho de vida, à pobreza evangélica e ao zelo missionário.
Os pobres são “meu peso e minha dor”, são nossos “senhores e mestres”.
É preciso colocar-se na escola dos pobres.
Só se pode evangelizar os pobres com meios pobres.
Ter a alma de pobre.
O missionário tem na Igreja um lugar bem peculiar: servir aos pobres.
São sua razão de ser, sua herança, sua função e sua missão.
No manuseio incansável do Evangelho, São Vicente vai descobrindo, passo a passo, todos os segredos do Verbo Encarnado, todo o mistério do Filho de Deus, Sacerdote, Pastor e Profeta.
Na pessoa de Jesus, Evangelizador dos pobres, vislumbra todo o dinamismo de sua ação, de sua espiritualidade e missão apostólica.
Perscruta, com avidez inteligente, todos os seus gestos, palavras e atitudes.
Jesus é adorador do Pai, o servo dos pobres, o mestre de todos.
Assim, São Vicente fará, em sua vida e em suas obras principais, esta síntese harmoniosa do Serviço aos pobres e da formação do clero.
O mesmo Jesus que viera não para ser servido, mas para servir e dar a vida pelos pecadores, para evangelizar os pobres, cuidou também de formar seus apóstolos, seus discípulos e seus continuadores.
Os pobres e os padres.
“O que fizerdes ao menor dos meus é a mim mesmo que o fazeis”.
“Quem vos ouve é a mim que ouve.
Quem vos despreza é a mim que despreza”.
Jesus se identifica com os pobres e os apóstolos e discípulos.
Do mesmo modo, e inspirado no mesmo modelo, São Vicente, com idêntica devoção e convicção, em suas cartas e documentos, ora apunha à sua assinatura- “Humilde servo”- ou simplesmente Vicente de Paulo, Padre.

" QUE O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE;
QUE O SENHOR FAÇA RESPLANDECER SEU ROSTO SOBRE TI
E TENHA MISERICÓRDIA DE TI
QUE O SENHOR SOBRE TI LEVANTE O SEU ROSTO
E TE DÊ A PAZ."
E QUE MARIA IMACULADA TE CUBRA SEMPRE COM O SEU MANTO PROTETOR. AMEM

Padre Lucas é a 33 anos de padre e sacerdote vicentino da Congregação da Missão (CM), maestro, compositor, cantor e escritor, formado em Filosofia, Teologia, Pedagogia, Liturgia e Musica. 48 livros publicados e 46 CD editados (vencedor de 23 CF) . Não deixe de abrir o nosso site: www.padrelucas.com.br. Envie também um email para: padrelucas@terra.com.br , ou visite o nosso livro de visita para a gente saber o que está achando desta nossa página. Finalmente visite também o site: www.catolicanet.com.br onde o Pe. lucas escreve em noticias com o título: NA ESCOLA DE JESUS CRISTO E NA ESCOLA DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA e homilias dominicais do Ano A: http://www.padrelucas.com.br/default.asp?pag=p000100

PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM
RUA JOSÉ CLETO, 320, APTO 304, BLOCO B
BAIRRO PALMARES
31155290 - BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS
(031) 34260069 - (031) 99760069


Pe. Lucas é Pe. lucas de Paula Almeida