Páginas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Projeto brasileiro está entre os cinco melhores do ‘Prêmio das Missões 2010’


Projeto brasileiro está entre os cinco melhores do ‘Prêmio das Missões 2010’
Todos os projetos de evangelização – desenvolvidos no mundo inteiro pelos padres da Congregação da Missão (CM) junto aos Pobres – foram analisados por uma comissão internacional que selecionou os melhores para o ‘Prêmio das Missões 2010’. Uma iniciativa brasileira está em meio aos vencedores. É o trabalho dos lazaristas (nome dados aos padres da CM) da Paróquia São João Batista, da cidade de Prudentópolis, no Estado do Paraná.
Os outros quatro projetos vencedores do prêmio são: da Guatemala, Bolívia, Etiópia e Moçambique.
No último dia 30 de julho, o superior Geral da Congregação da Missão, padre Gregory Gay (FOTO), divulgou uma circular apresentando os projetos vencedores e explicando que o concurso se deu no contexto das celebrações jubilares dos 350 anos das mortes de São Vicente de Paulo e de Santa Luisa de Marillac.
Na carta, padre Gregory Gay parabeniza os vencedores: “Quero dar as graças aos participantes deste concurso pela criatividade missionária e o trabalho de evangelização dos Pobres. Espero que os projetos apresentados ajudem a estimular a criatividade missionária entre os coirmãos de outras Províncias”.


O PROJETO BRASILEIRO

A iniciativa brasileira vencedora do Prêmio das Missões 2010 é intitulada de ‘Projeto de reviver fé e vida junto aos pequenos agricultores do distrito de Jaciaba, em Prudentópolis, Paraná.
A comunidade sofre um processo gradual de empobrecimento material e espiritual, vítima da falta de políticas agrícolas adequadas aos trabalhadores da agricultura familiar, que vivem e trabalham em pequenas porções de terra. Muitas famílias passam por processo de desagregação, devido ao alcoolismo, uso de drogas ilícitas, prostituição e violência doméstica. Devido a estes problemas enfrentados, os padres lazaristas da Província iniciaram um trabalho para reverter o quadro. A iniciativa consiste em um projeto de formação bíblica-pastoral e de formação de lideranças para os mais diversos tipos de pastorais, movimentos e associações, fazendo uma promoção integral de todos os assistidos.

O projeto oferece: curso de Teologia, Escola Bíblica, curso de Filosofia e valores humanos, éticos e cristãos, dentre outras capacitações.

Fonte: da redação do SSVPBRASIL